Professores participam do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional

03/10/2022 16:34

Atualizada em 04/10/2022 às 14h27

Na semana passada, os professores da UFSC Blumenau Francis Felix Cordova Puma, Hugo José Lara Urdaneta e Rafael Aleixo de Carvalho participaram do 41º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC). O evento foi realizado de 26 a 30 de setembro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

O CNMAC é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e tem como objetivo congregar professores(as), pesquisadores(as) e outros(as) profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas, das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional, para divulgar e discutir resultados recentes das suas pesquisas e trabalhos em andamento. Nesta edição, o professor Luiz Rafael dos Santos da UFSC Blumenau integrou o Comitê Organizador Nacional do evento.

A programação inclui minicursos, conferências, minissimpósios, apresentações orais, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica. Além disso, são promovidas sessões especiais dedicadas ao Ensino, incluindo atividades para professores do ensino básico. A partir de 2002, o evento começou a premiar os melhores trabalhos de dissertação de mestrado e tese de doutorado.

O professor Francis participou da seção técnica de Análise Aplicada com o trabalho intitulado "Resultados sobre Estabilidade Exponencial para mistura de sólidos elásticos com dissipação pelo atrito". Ele também é o orientador de um trabalho que foi apresentado pela aluna Adriana Washington Henarejos, da 8ª fase do curso de Licenciatura em Matemática, intitulado "Modelo de Lotka-Volterra e controlabilidade Matemática". De acordo com o professor, vários trabalhos foram apresentados na área de estabilização e controle de sistemas dinâmicos, inclusive teve um minissimpósio sobre o tema. “O evento foi muito proveitoso para minha área de pesquisa e proporcionou à geração de novas ideias para desenvolver em futuros projetos”, avalia.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do site do evento

Tags: CNMACeventoMatemáticaPROFMAT