Inscrições abertas para mestrados profissionais em Matemática e Ensino de Física

05/09/2022 15:32

Atualizada em 12/09/2022 às 17h30

A UFSC Blumenau está com inscrições abertas para dois cursos de mestrado: o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Ambos são voltados para professores da educação básica de escolas públicas ou privadas, que já possuem diploma de graduação. Os candidatos aprovados iniciarão o curso em 2023.

O Profmat é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e é oferecido em todo o país. Para a UFSC Blumenau, estão sendo ofertadas 12 vagas. As inscrições custam R$82,00 e podem ser feitas até o dia 3 de outubro pelo site profmat-sbm.org.br. A seleção dos candidatos é feita por meio do Exame Nacional de Acesso, previsto para acontecer no dia 22 de outubro.

As aulas presenciais dos alunos selecionados estão previstas para iniciarem em março de 2023, e serão realizadas às sextas-feiras, nos períodos da tarde e da noite. Para mais informações sobre o Profmat, acesse o edital.

Já o MNPEF é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ofertado em rede em todas as regiões do país. Na UFSC Blumenau, estão sendo ofertadas seis vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro no site do MNPEF e há cobrança de uma taxa de R$65,00. A seleção contemplará duas etapas: Prova Escrita Nacional e Prova de Defesa de Memorial.

Os candidatos selecionados iniciarão as aulas presenciais em 2023, sempre às sextas-feiras das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h. Para mais informações, acesse o edital nacional e o edital complementar publicados no site do MNPEF.

Tags: fisicainscrições abertasMatemáticamestradomestrado gratuitoMNPEFpós-graduaçãoPROFMAT