Alunos e servidores da UFSC Blumenau participam da Febratex 2022

24/08/2022 15:43

Esta semana, o Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participa da Febratex 2022, a maior feira para a indústria têxtil das Américas, que acontece no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Além de um estande fixo durante toda a feira para divulgação dos cursos e do campus, a UFSC Blumenau também foi responsável por uma das palestras que integraram a programação do evento. Esta é a 17ª edição da Febratex, que acontece a cada dois anos, mas não foi realizada em 2020 devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O evento com com mais de 400 expositores de 50 países.

Uma das alunas presentes no estande do Campus Blumenau na terça-feira, 23 de agosto, era Sarah Ferreira, aluna da 8ª fase do curso de Engenharia Têxtil. Ela conta que essa é a primeira edição do evento em que participa. “Está sendo uma experiência muito diferente e importante para nós alunos, principalmente depois de tanto tempo de pandemia. É muito bom ter esse contato tão próximo com a indústria, fazer novos contatos e conhecer as novas tecnologias do setor”, avalia a estudante, que também participará dos demais dias da feira.

No primeiro dia do evento, as professoras do Departamento de Engenharia Têxtil Catia Rosana Lange de Aguiar e Fernanda Steffens ministraram a palestra intitulada Têxteis emergentes: interação universidade e empresa. A professora Catia falou brevemente sobre a história da UFSC Blumenau e do curso de Engenharia Têxtil e introduziu o assunto sobre têxteis técnicos, inteligentes e funcionais, que são produtos desenvolvidos a partir de outras áreas, como eletrônica, biotecnologia, nanotecnologia e ecologia. “Universidades são peças-chave para o desenvolvimento dessas tecnologias, pois são a principal fonte de pesquisa do país”, disse.

A professora Fernanda falou sobre o Programa de Pós-graduação em Engenharia Têxtil (PGETEX) da UFSC Blumenau, criado em 2019, que conta com professores de várias universidades do Brasil e de outros países. Ela também explicou a diferença entre têxteis técnicos e os convencionais, em que as principais características são o conforto e a aparência. “Têxteis técnicos são estruturas desenvolvidas para utilização em produtos, processos ou serviços de quase todas as áreas industriais. Eles desempenham funções específicas de acordo com os requisitos da aplicação”, explicou.

De acordo com a apresentação, a indústria de têxteis técnicos emprega cerca de 40 mil colaboradores no Brasil. As professoras também reforçaram a importância da interação entre a Universidade e a indústria, em busca de desenvolvimento de novas tecnologias. Ao final, as professoras responderam questionamentos do público. Para conferir a apresentação completa, clique aqui.

A Febratex segue sendo realizada até sexta-feira, dia 26 de agosto. O estande da UFSC Blumenau está localizado na Rua 17 do setor 2.

Tags: Engenharia TêxtileventoFebratexPGETEX