Segunda edição da campanha “Todos contra a pobreza menstrual” é lançada

02/06/2022 12:38

Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, o Campus Blumenau da UFSC e o Coletivo Feminino realizaram o lançamento da segunda edição da campanha Todos contra a pobreza menstrual. O evento aconteceu no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e contou com a presença de alunos e servidores do campus. O lançamento da campanha marcou o início da arrecadação de absorventes descartáveis, que serão doados para a rede pública municipal de ensino para atender meninas estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. As doações poderão ser feitas até o dia 30 de junho.

Estiveram presentes o professor João Luiz Martins, diretor da UFSC Blumenau; a professora Selene de Souza Siqueira Soares, coordenadora do projeto; a coordenadora curricular de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Débora Pereira dos Santos Bertholdo; as coordenadoras de duas instituições de ensino beneficiadas com as doações arrecadas na primeira edição da campanha, Giselle Stelle Cunha e Lenice Ramos; e representantes do Coletivo Feminino da UFSC Blumenau.

A professora Selene falou sobre os resultados da primeira edição, realizada no ano passado, e ressaltou que a campanha é muito mais do que só a arrecadação de absorventes. “O objetivo maior é promover o diálogo. Tirar a sociedade da sua zona de conforto e falar sobre assuntos que costumamos ignorar. Não é só resolver um problema econômico, mas sim discutir a dignidade das mulheres”, disse.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial aos homens aqui presentes. É muito comum ouvir que a menstruação não é um assunto de interesse dos homens, então é uma alegria muito grande ver tantos rostos masculinos por aqui. Isso é um sinal de que essa mudança que precisa acontecer na sociedade já começou”, acrescentou Selene.

O professor João relatou que, durante os muitos anos que esteve em sala de aula, sempre notava que as meninas faltavam mais do que os meninos, mas que, na época, não entendia o motivo. “Mobilizações como essa precisam acontecer sempre. Me sinto parte integrante desse projeto e, no que depender da direção do campus, vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para ajudar na campanha”, disse.

Resultados da primeira edição

Os cerca de 2.600 absorventes arrecadados na primeira edição da campanha foram doados para cinco instituições de contraturno escolar, localizadas em comunidades em situação de vulnerabilidade social do município de Blumenau. Além dos absorventes, as instituições também receberam caixinhas que foram colocadas nos banheiros femininos para disponibilizar os absorventes às alunas.

A coordenadora Lenise relatou que, no início, as meninas tinham vergonha e pegavam os absorventes de forma escondida, mas que agora, depois de muita conversa sobre o assunto, elas já se sentem mais à vontade. “Esse tabu sobre menstruação precisa cair e esse é um projeto de grande importância para isso. Gostaria que tivesse em todas as escolas de Blumenau”, disse Lenise.

Giselle relatou a mesma situação na instituição que coordena e leu alguns depoimentos de alunas e educadoras da instituição sobre o projeto. Muitos deles falavam sobre acolhimento, conforto e segurança. Giselle também entregou para a professora Selene cartinhas produzidas pelas meninas que relatam como ter o absorvente disponível, e ter com quem conversar sobre o tema, as ajudaram a lidar com o período menstrual.

A representante da Secretaria de Educação de Blumenau relatou que, apenas na rede municipal de ensino, há cerca de 6.900 meninas com idade entre 9 e 18 anos. “Agradecemos a possibilidade de conversar sobre o tema e a parceria com a UFSC Blumenau nesse projeto. A secretaria está ciente da importância desse tema”, disse Débora.

Na sequência, a aluna Ana Júlia Correia de Araújo falou um pouco sobre a criação e os objetivos do Coletivo Feminino da UFSC Blumenau e a aluna Tauane Neves Astuti explicou como vai funcionar a campanha e as doações de absorventes, convidando todos os presentes a colaborarem. Para encerrar, a palavra foi aberta para perguntas e depoimentos dos participantes.

Como fazer sua doação

Até o dia 30 de junho, a UFSC Blumenau receberá doações de absorventes descartáveis, que podem ser entregues nas recepções dos blocos A e C, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Há caixas para a coleta das doações, identificadas com o cartaz da campanha, em ambas as recepções. Para pessoas de fora de Blumenau, ou que não podem se deslocar até a UFSC pessoalmente, é possível mandar entregar as doações no seguinte endereço: Rua João Pessoa, 2750, bairro Velha, Blumenau/SC, CEP 89036-256.

Serão recebidos apenas absorventes descartáveis. Coletores menstruais e absorventes reutilizáveis demandam uso e limpeza adequados, e nem sempre o público-alvo da campanha (meninas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental) terá conhecimento e condições para manter o uso correto desses produtos. Para populações em situação de vulnerabilidade social, a melhor escolha é a mais segura.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: eventoExtensãopobreza menstrualTodos contra a pobreza menstrual