UFSC Blumenau retoma formaturas presenciais depois de dois anos

30/05/2022 16:38

No último sábado, dia 28 de maio, o Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira foi palco de duas cerimônias de formaturas presenciais do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os eventos contaram com a participação de formandos dos semestres 2019.2, 2020.1, 2020.2 e 2021.1 dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e Engenharia Têxtil. Essas foram as primeiras cerimônias realizadas de forma presencial depois de dois anos de atividades presenciais suspensas.

As cerimônias contaram com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC, Sebastião Roberto Soares, representando o reitor Ubaldo Cesar Balthazar; do diretor do Campus Blumenau, João Luiz Martins; e do vice-diretor, Adriano Peres, além dos coordenadores de curso e demais docentes homenageados. A maioria dos formandos já haviam colado grau em gabinete de forma remota durante a pandemia. No entanto, aguardavam o momento de celebrar essa conquista com familiares e amigos presencialmente.

O diretor da UFSC Blumenau agradeceu os pais presentes por terem confiado no campus, mesmo com as dificuldades e limitações enfrentadas no início. “A Universidade não consegue ensinar tudo. Ela ensina uma boa base que vai ser importante para o futuro de vocês. Busquem, pesquisem, procurem sempre se atualizar. Apostar em educação é tudo que a gente precisa. O investimento em educação é parte da solução para transformarmos esse país em uma grande nação”, disse o professor João.

O Pró-Reitor de Pesquisa agradeceu professores, técnicos-administrativos e alunos. “Acho que o maior agradecimento que temos que fazer é à própria sociedade brasileira. A UFSC é uma grande universidade e ela tem mostrado resultados. Em qualquer avaliação feita em termos de desempenho, a UFSC está sempre em posição de destaque. Esse bom desempenho é resultado de todo empenho da comunidade acadêmica, mas também porque ela é financiada por toda a sociedade”, ressaltou Sebastião. “Para nós é uma felicidade muito grande podermos retomar as formaturas presencialmente depois de tantas realizadas de forma virtual. Felizmente conseguimos superar esses momentos difíceis e agora estamos aqui”, acrescentou.

O adiamento de um sonho

colação de grau Jorge Lucas

A primeira formatura, iniciada às 14h, contou com a participação de 21 formandos do curso de Engenharia de Controle e Automação. Desses, o único que ainda não havia colado grau de forma remota era Jorge Lucas de Sant'Ana, formando do semestre 2019.2 que estava com a formatura agendada para o dia 21 de março 2020. No entanto, cinco dias antes, a chegada da pandemia de Covid-19 e um decreto suspendendo eventos presenciais foram responsáveis pelo adiamento de um sonho.

Jorge Lucas e sua família

“Foi bem decepcionante na época. Estava tudo pronto para a formatura e para a festa, tínhamos convidados vindo de São Paulo e tudo foi cancelado de última hora”, lembra a mãe de Jorge Lucas, Raquel de Sant'Ana. “Tivemos que aceitar e tocar o barco, não tinha o que fazer. Como ele já trabalha na área, não vimos necessidade de antecipar a colação de grau. Agora chegou o momento dele se tornar engenheiro oficialmente e podermos comemorar”, disse o pai Jorge Luiz de Sant'Ana.

Encerramento de um ciclo

Amanda e seus pais

Na mesma época do cancelamento da formatura do Jorge Lucas, em março de 2020, a aluna da Engenharia Têxtil Amanda Schuch estava fazendo o estágio supervisionado, última etapa antes da conclusão do curso. Ela conta que após a finalização do estágio, ficou na expectativa. A esperança era que a situação sanitária melhorasse logo para que a formatura pudesse acontecer de forma presencial. Não aconteceu. “Em 2021 resolvi colar grau de forma remota mesmo, mas mesmo assim não poderia deixar de participar desse momento presencial para finalizar oficialmente minha história na UFSC”, conta a formanda.

História essa que começou ainda na sede antiga da UFSC Blumenau. “Quando cheguei aqui hoje deu até um frio na barriga. Apesar de já estar muita coisa diferente, passa um filme na cabeça de tudo que a gente viveu na universidade. Eu estudei em escola pública e sonhava em entrar na faculdade, então esse é um momento muito especial”, conclui Amanda, que ainda recebeu o mérito estudantil da turma de 2020.1, como aluna com melhor rendimento durante todo o curso de Engenharia Têxtil.

As cerimônias, organizadas pelo Comitê Permanente de Eventos Institucionais (Copei), ainda contaram com momentos de homenagens aos pais e aos mestres. Os eventos foram transmitidas ao vivo e os vídeos estão disponíveis no canal da UFSC Blumenau no YouTube.

Confira abaixo mais imagens das formaturas:

Tags: Engenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia de MateriaisEngenharia Têxtileventoformaturaformatura presencial