Professor da UFSC Blumenau realiza live de lançamento do livro “Química da Cerveja”

25/03/2022 11:30

Na próxima quarta-feira, 30 de março, será realizada a live de lançamento do livro Química da Cerveja, de autoria do professor Alfredo Alberto Muxel, do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE) da UFSC Blumenau. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da UFSC Blumenau no YouTube, a partir das 18h30, e terá a participação de convidados, entre eles os professores Felipe Vieira e Rafael Aleixo de Carvalho, que também falarão sobre os livros "Métodos iterativos para problemas de quadrados mínimos lineares" e "Elementos de Aritmética e Álgebra", lançados recentemente.

O professor conta que a ideia de escrever o livro surgiu de três vertentes. “De uma necessidade pessoal em me aprofundar sobre os conceitos químicos e bioquímicos presentes na produção da cerveja; da falta de um livro que pudesse ser adotado na disciplina de Fundamentos de Produção de Cerveja, que é uma optativa do curso de Química; e de ter, em um único livro e com linguagem acessível, as respostas das dúvidas mais recorrentes das centenas de alunos que já participaram dos meus cursos relacionados à cerveja nos últimos oito anos enquanto docente da UFSC”, conta Alfredo.

A concretização da ideia de fazer um livro sobre o tema ganhou força no início de 2020, coincidindo com a chegada da pandemia de Covid-19. Na época, o professor viu a elaboração da obra como uma alternativa para se manter ativo durante o período de distanciamento social. Dois anos depois, o livro está sendo lançado pela Editora Appris.

arquivo pessoal

De acordo com o autor, o principal diferencial do livro em relação a outras publicações da área é ter sido todo escrito em português. “Apesar de existirem ótimos handbooks e livros em língua inglesa, espanhola e alemã que se dedicam ao entendimento da ciência envolvida na produção da cerveja, e mesmo que recentemente tenham surgido algumas traduções para língua portuguesa de livros relevantes no mercado internacional, não existia um livro nacional, escrito em português, com termos comumente utilizados pelos cervejeiros brasileiros”, revela.

“Quando se tem um livro escrito em língua nativa que utiliza os mesmos termos utilizados pelos leitores, além de tornar a linguagem mais agradável e acessível, também tende a democratizar o conhecimento, permitindo a todos o acesso a conteúdo anteriormente restrito a apenas determinados grupos de entusiastas”, acrescenta o professor Alfredo.

exemplares doados à BSBLU

O conteúdo do livro está distribuído em 11 capítulos, divididos em cinco partes. “Resumidamente, a primeira parte é dedicada aos ingredientes utilizados na produção de cerveja (maltes e adjuntos, lúpulo, água e leveduras). Na segunda, o enfoque está na levedura, principalmente nos processos bioquímicos associados ao seu metabolismo. A terceira parte descreve o processo de produção e sua influência na composição do mosto cervejeiro. A quarta é focada na fermentação e maturação da cerveja e, por fim, a quinta parte descreve a composição química da cerveja e os sabores associados a essa composição, finalizando com as mudanças físicas e químicas que contribuem para o envelhecimento da cerveja”, revela o autor. Para mais informações sobre o livro e acesso ao sumário, clique aqui.

O professor fez uma doação de três exemplares para a Biblioteca Setorial da UFSC Blumenau (BSBLU), que em breve estarão disponíveis para empréstimo. Para adquirir o livro, acesse o site da Editora Appris.

O que: Live de lançamento do livro Química da Cerveja
Quem: Professor Alfredo Alberto Muxel e convidados
Onde: canal da UFSC Blumenau no YouTube
Quando: 30/03/22 às 18h30