4º Ciclo de Palestras do PPGNPMat acontece de 16 a 18 de março de 2022

14/03/2022 14:56

O Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) promove seu 4º Ciclo de Palestras, que ocorrerá de 16 a 18 de março de 2022.

O evento será on-line e contará com palestras dos seguintes pesquisadores: Prof. Dr. Leonardo Bresciani Canto – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Profa. Dra. Vanessa Nascimento – Universidade Federal Fluminense (UFF) e Prof. Dr. Elidio Angioletto – Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Todas as palestras iniciarão às 17h e serão transmitidas pelo Canal da UFSC Blumenau no YouTube.

Para assistir as palestras, não é necessário fazer inscrição, mas caso o participante queira receber certificado de participação neste evento, os interessados devem realizar sua inscrição (clique aqui e inscreva-se!).

Confira abaixo mais informações sobre cada palestra:

Palestra 01

 16/03 (quarta-feira) às 17h

Prof. Dr. Leonardo Bresciani Canto – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM)

Estruturas Híbridas Polímero-Metal: Processamento e Propriedades

Resumo: A combinação de polímeros e metais em uma estrutura híbrida única tem se mostrado altamente atrativa dos pontos de vista técnico, econômico e ambiental para se obter novos materiais com sinergia de propriedades de seus constituintes, incluindo resistência mecânica, leveza, flexibilidade de formas e durabilidade química. Essas estruturas híbridas vêm ganhando espaço nos setores de transporte, eletroeletrônicos, biomédico e de energia. Nesta palestra, discutiremos alguns estudos técnico-científicos que temos realizado nessa área, abordando questões ligadas ao processamento e as propriedades, sobretudo as mecânicas, dessas estruturas. Particularmente, discutiremos alguns trabalhos relacionados à soldagem por fricção de PC/AA2024, PA6-GF/AA6056 e PEI / AA6082 e de sobremoldagem por injeção de PC/AA6061.

 

Palestra 02

17/03 (quinta-feira) às 17h

Profa. Dra. Vanessa Nascimento – Universidade Federal Fluminense (UFF) – Instituto de Química – Laboratório SupraSelen

Pilar[n]arenos em favor da tecnologia e da vida: da entrega de fármacos à catálise de reações orgânicas

Resumo: Em 2016, pesquisas envolvendo máquinas moleculares foram evidenciadas com o Prêmio Nobel de Química. Esses dispositivos, cujas peças são moléculas que realizam movimentos controlados, poderão contribuir para o desenvolvimento da humanidade no que concerne a realização de processos a nível nanométrico. Neste contexto, a química dos pilar[n]arenos surgiu como uma importante ferramenta no desenvolvimento dessas nanomáquinas em questão. Esta palestra busca, portanto, apresentar alguns trabalhos desenvolvidos, em colaboração, na aplicação desses macrociclos como nanodispositivos tanto no combate a doenças quanto como catalisadores de importantes reações orgânicas.

 

Palestra 03

 18/03 (sexta-feira) às 17h

Prof. Dr. Elidio Angioletto – Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM)

Ativação de argilas naturais

Resumo: As argilas são aluminossilicatos constituídos por um conjunto de partículas cristalinas, extremamente pequenas, denominadas argilominerais.  A ocorrência mais comum na natureza é de argilas contendo impurezas, tais como: matéria orgânica, sais solúveis, partículas de quartzo, pirita, mica, calcita, dolomita, gipsita, aluminita e outros minerais residuais. As diferentes composições químicas, e diversidades estruturais, bem como pequenos tamanhos de partículas, com formas anisométricas, e com enorme e diferenciada área superficial traz elevada possibilidade de troca de iônica que permitem diferentes processamentos para aplicações diversificadas. Pode-se apontar ainda que possui dispersão fácil em água, forte poder absorvente e uma elada inércia química. Os contaminantes podem ser facilmente separados principalmente por via úmida. As argilas apresentam vasta aplicação nos campos industriais devido principalmente às suas propriedades de adsorção. No entanto, torna-se necessário submetê-las a tratamentos físico-químicos para otimizar suas potencialidades. A produção de argilas modificadas iniciou com tecnologias simples, com materiais e processamentos de baixo custo aplicados a processos industriais de alta tecnologia. O uso de matrizes lamelares naturais como os filossilicatos, viabiliza a obtenção de materiais com superfícies de grande capacidade reativa, através de processos de modificação química estrutural ou superficial, que permitem projetar e funcionalizar estes filossilicatos de acordo com a utilização pretendida. A funcionalização de materiais argilosos começou com a criação de porosidade pela intercalação de grupos tetra-alquilamônio em montmorilonita. Na sequência houve a incorporação de grupos de alquilamônio de cadeia longa no espaço interlamelar de montmorilonitas (entre camadas de filossilicatos). Após houve a intercalação de um composto químico (acetato de potássio) em caulinita e a intercalação da ureia. Outros sais orgânicos também foram incorporados em minerais argilosos da família da esmectita para diversos fins. O processo ocorre basicamente em duas etapas: A pré-intercalação é a inserção de uma molécula polar pequena para realizar um primeiro afastamento entre as lamelas de caulinita. A segunda fase, a funcionalização, a caulinita pré-intercalada é exposta a um composto orgânico com maior afinidade com as hidroxilas que remove o agente pré-intercalador e se fixa através de ligações covalentes nas placas. Essa apresentação objetiva despertar o interesse dos acadêmicos para uma área que o Brasil pode se destacar, pois possui muitas reservas minerais e tecnologia que podem ser utilizadas para essa finalidade.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: eventopalestraspós-graduaçãoPPGNPMat. ufscbnu