Campus Blumenau é parceiro na realização da Semana Inclusiva SC 2021

14/09/2021 17:27

O Campus Blumenau da UFSC, por meio do Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade (Nepta), é um dos parceiros na realização da Semana Inclusiva Santa Catarina 2021, evento que tem como objetivo criar um movimento sobre acessibilidade, diversidade, cuidado, bem-estar e inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Este ano, o evento será totalmente on-line, com transmissão pelo YouTube.

De 21 a 23 de setembro, serão realizados eventos virtuais que abordarão temas como Diversidade e Inclusão; Cuidado e Bem-Estar; Esporte e Lazer; Trabalho e Emprego; Novas tecnologias; e Novas linguagens e Acessibilidade. Já no primeiro dia do evento, acontece o Dia D - Feirão de Empregos.

Nesta quinta-feira, 16 de setembro, das 14h às 16h, será realizado um pré-evento, denominado Sensibilização, que tem por objetivo orientar o empregador sobre a necessidade do cumprimento do art. 93 da lei 8.213/91, que reserva uma parte das vagas em empresas com mais de 100 funcionários a beneficiários do INSS e pessoas com deficiência. Durante a Sensibilização, os empregadores também receberão orientações de como é possível, por meio da Semana Inclusiva, encontrar mão de obra qualificada para preenchimento dessas vagas.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT), atualmente quase 2 mil empresas de SC se enquadram nesta lei e apenas 54,71% das vagas estão preenchidas. Esse percentual vem aumentando gradativamente desde 2015, quando o primeiro Feirão de Empregos - que deu origem a Semana Inclusiva - foi realizado.

É possível participar do evento como beneficiário do INSS ou pessoa com deficiência, como representantes de empresas (empregadores) ou também como pessoa interessada no evento. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT)

Tags: acessibilidadeempregoExtensãoinclusãoSemana Inclusiva