Mês da Mulher: UFSC Blumenau e NEPTA realizam ação nas redes sociais do campus

09/03/2021 21:25

Imagina conhecer uma pessoa inteligente. Imagina conhecer uma pessoa determinada. Imagina conhecer uma pessoa autêntica. Pensou? Agora reflita: seu primeiro reflexo foi imaginar um homem ou uma mulher? Com essa provocação, a Comunicação do Campus Blumenau da UFSC, em parceria com o Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade (NEPTA) , lançou, no dia 8 de março, uma série especial nas redes sociais da UFSC Blumenau.

Ao longo de todo o mês serão publicados perfis de servidoras e estudantes, destacando suas trajetórias pessoais e profissionais. A iniciativa objetiva, além de proporcionar maior visibilidade para a atuação dessas mulheres, demarcar espaços de representatividade feminina dentro e fora do ambiente universitário.

Para acompanhar o projeto basta acessar o perfil da UFSC Blumenau no instagram (@ufsc_bnu) ou nossa página no Facebook (/UFSCBnu).

Panorama agravado pela pandemia - data que marca a luta feminina por direitos, o Dia Internacional da Mulher chega a 2021 com um agravante: a pandemia de Covid-19 que tem exacerbado quadros de violência doméstica e exaustão das profissionais que estão na linha de frente do combate à doença.

Segundo dados divulgados pela ONU em 2020, elas são maioria nas equipes de saúde (70% média mundial, 65% média no Brasil) e seguem sobrecarregadas no ambiente doméstico. Muitas relatam o verdadeiro malabarismo para dar conta da carreira, educação dos filhos e demais atividades reprodutivas (alimentação, higiene, etc). Além disso, relatório encomendado pelo Banco Mundial e divulgado pelas Nações Unidas apontou o aumento da violência de gênero no Brasil em razão do isolamento social. Em março e abril de 2020, os dois primeiros meses de medidas de confinamento, os casos de feminicídio aumentaram 22% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o Ligue 180, a linha nacional de atendimento à violência contra a mulher, teve 27% de aumento nas denúncias.

Porém, mesmo diante deste contexto, as mulheres seguem demonstrando seu comprometimento social, mesmo quando o Estado tropeça em garantir - a elas e aos demais - o básico. Em Santa Catarina, por exemplo, pesquisadoras da UFSC obtiveram destaque estadual por seu trabalho no combate ao coronavírus. Leia abaixo a reportagem realizada pelo grupo ND:

>> Professoras da universidade de Santa Catarina realizam diagnóstico, sequenciamento e vigilância ambiental do novo coronavírus desde o início da pandemia

(Camila Collato/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: Dia Internacional da MulherufscUFSC Blumenau