Projeto do Campus Blumenau convida estudantes de ensino médio do Vale do Itajaí a conhecerem a UFSC

08/12/2020 09:14

#Para todos verem: Cartaz de divulgação do evento Vem ser UFSC!. A imagem do fundo é de cor rosa, com efeitos de pinceladas na cor azul e roxa, apresenta no canto superior esquerdo o título do evento Vem ser UFSC!, escrito nas cores branco e amarelo, e em maiúsculo. No canto esquerdo do cartaz, abaixo do título do evento, o convite escrito na cor amarela “A UFSC Blumenau convida você para um bate-papo sobre universidade e possibilidades”. Abaixo do convite, a data do evento (14/12/20) e horário (às 19h00) escritos da cor branca, e link para o acesso (youtube.com/ufscbnu), escritos na cor amarela e roxo. Abaixo da data, o logotipo da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Blumenau, na cor branca. No canto direito do cartaz, estão imagens dentro de círculos, na primeira imagem: uma mulher negra, de cabelos pretos, vestindo uma beca, recebendo seu diploma da UFSC; segunda imagem: uma mulher branca, de óculos e jaleco, segurando e analisando algumas vidrarias contendo líquidos de diversas cores; terceira imagem: mulher negra, de cabelos pretos presos, com deficiência visual, utilizando roupas com tonalidade jeans, segurando um cachorro de cor bege pela coleira ao seu lado esquerdo, ao lado direito um homem, branco, de cabelos castanhos claros, em uma cadeira de rodas, utilizando uma camisa listrada nas cores azul e branco, calça jeans, ao seu lado direito uma mulher branca, de cabelos loiros curtos, utilizando uma blusa de manga longa preta com detalhes em bege, calça com várias tonalidades, todos estão juntos em um fundo com uma arte em mosaico colorido.

(Atualizada em 08/12/2020, às 11h45min)

O projeto Vem Ser UFSC elaborado por graduandos (as) do Campus Blumenau, supervisionados (as) pela professora Renata Orlandi (CEE/UFSC/BNU), irá levar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas da região informações sobre a universidade pública. O objetivo é apresentar informações como formas de ingresso (vestibular, Enem, transferências e retornos), cursos de graduação oferecidos especialmente na UFSC Blumenau, perspectivas de atuação em cada carreira, além de esclarecimentos sobre os editais de apoio à permanência e assistência estudantil durante a graduação na UFSC (bolsas, auxílios, etc).

Inicialmente, o Vem Ser UFSC apostará em atividades online, tendo em vista a pandemia de Covid-19. O primeiro evento será uma live, no dia 14/12, às 19h, no canal da UFSC Blumenau no YouTube. "A ideia é falarmos de estudante para estudante. Sabemos que são muitas dúvidas nessa fase de escolha entre a adolescência e vida adulta. E muitos jovens ainda acham que uma vaga numa universidade federal é algo muito distante, que não é para eles (as)", comenta Maria Gabriela Prada de Souza, estudante do curso de Licenciatura em Química e integrante do projeto. Para a professora Renata, a iniciativa contribui na elucidação de preconcepções sobre a universidade pública: “Com as políticas de ações afirmativas e inclusivas, o perfil universitário mudou. Sabemos que ainda estamos longe do ideal em termos de democratização da universidade em sentido amplo, com vistas ao enfrentamento do racismo, classismo, sexismo e capacitismo, dentre outros marcadores interseccionais de opressão. Porém, a UFSC trabalha para atender com qualidade e igualdade estudantes plurais oriundos de distintos contextos socioculturais e econômicos, na perspectiva da alteridade”, explica.

A perspectiva é que novas ações sejam realizadas presencialmente, a partir da segunda metade de 2021. Para isso, um contato com as escolas e Gerências Regionais de Educação está sendo estabelecido, a fim de fomentar o engajamento dos profissionais da educação de Blumenau e região. O projeto conta ainda com o apoio dos servidores docentes e técnico-administrativos do Campus Blumenau e da Comissão Permanente de Vestibular da UFSC (Coperve).

Equipe Vem Ser UFSC

• Renata Orlandi - docente supervisora
  • Aline Kowalski - estudante do curso de Licenciatura em Matemática
  • Adael Ian Menslin - estudante do curso de Licenciatura em Química