UFSC 60 anos: 60 dias de comemoração
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora seus 60 anos de fundação no próximo dia 18 de dezembro. A história da instituição, seus fatos marcantes e um pouco do que compõe sua cultura será contada aos poucos, ao longo dos próximos 60 dias, a partir desta terça-feira, 20 de outubro.
>> Conheça o site especial 60anos.ufsc.br
Diariamente, a Agência de Comunicação da UFSC veiculará, nas redes sociais da instituição, uma imagem do passado histórico da Universidade, com um texto explicativo e a oportunidade para que o leitor acesse mais informações. Além disso, os eventos a partir do mês de outubro trarão a identidade comemorativa dos 60 anos, e eventos culturais especiais para celebrar o marco. O objetivo é informar, e comemorar, mesmo a distância, o legado de excelência que a UFSC deixa todos os dias, nas vidas de tantas pessoas.
O reitor Ubaldo Cesar Balthazar lembra, em um texto sobre os 60 anos, que “A trajetória de nossa UFSC revela, ao longo dos seus 60 anos, uma instituição que foi, aos poucos, se consolidando”. “Resistimos, enfrentamos uma pandemia, e estamos vivos. Cada vez mais vivos! Que tenhamos, todos, muito a comemorar e a refletir. Com a força que construiu, consolidou e projetou esta que é uma das melhores universidades brasileiras. E isso, amigos, não é por acaso.”
>> Leia na íntegra “UFSC, 60 anos, por Ubaldo Cesar Balthazar”
São planejados lançamentos, inaugurações, performances e eventos que ocorrerão a distância, veiculados pela Internet. Inclusive as apresentações artísticas, a começar pelo concerto do pianista Pablo Rossi, que está sendo planejado para dezembro, e o espetáculo Rock in Camerata, que está marcado para o dia 18 de dezembro.
Além disso, a TV UFSC tem novos programas estreando a partir deste mês de outubro, e os eventos institucionais, como a Sepex em Casa que começa nesta quinta-feira, dia 22, e o Experimenta Pandêmico, em outubro e a Semana da Dança, em novembro, terão espaço cedido para a comemoração dos 60 anos. A estreia, no último 15 de outubro, do documentário Professor Aníbal, já conta com diversas memórias da UFSC, em fotos e vídeos históricos, além do selo comemorativo.
Cultura e Arte
Já é tradicional que a UFSC celebre seus aniversários oferecendo à comunidade universitária um espetáculo artístico. Neste ano, mesmo com a pandemia de Covid-19, a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC adaptou seus planos e criou um calendário especial. “O aniversário de 60 anos da UFSC também é um momento de mostrar a importância da Arte para a Universidade. Nesse sentido, a SeCArte está organizando a Semana da Dança e o Experimenta Pandêmico para serem 100% on-line. E juntamente com o Centro de Ciências Jurídicas e a TV, estamos produzindo um vídeo com o pianista Pablo Rossi, feito especialmente para a UFSC”, explica a secretária de Cultura e Arte, Maria de Lourdes Borges.
A SeCArte traz também a reinauguração da Igrejinha da UFSC, após uma extensa reforma, e a reabertura do Mural Humanidade, de Hassis, artista catarinense e ex-servidor da UFSC, cujo mural acaba de ter sua restauração finalizada. “São dois pontos relevantes nas comemorações dos 60 anos da UFSC. Obras históricas, artísticas e emblemáticas da cidade, duas conquistas da UFSC para a comunidade”, pontua Maria de Lourdes.
Um dos momentos centrais da programação artística da UFSC será apresentação on-line do concerto do pianista Pablo Rossi. “Pablo Rossi tem uma brilhante carreira internacional e é considerado hoje, pela crítica especializada, o nome de maior destaque do jovem pianismo brasileiro”, salienta a secretária da SeCArte. Pablo Rossi apresentará obras de Beethoven, Chopin, Schuman e Liszt, Villa-Lobos e Nepomuceno. No vídeo a ser apresentado, a música de Rossi fará um diálogo com animações das obras de Franklin Cascaes, realizada pelo DesignLab da UFSC, bem como o Mural Humanidade, de Hassis. As obras de Rodrigo de Haro e Martinho de Haro tambem farão parte dessa obra audiovisual, orquestrada pela música de Rossi.
Acompanhe:
Acesse 60anos.ufsc.br para acompanhar as notícias sobre as comemorações dos 60 anos e navegar pela história da UFSC, por meio de uma linha do tempo virtual.
(Fonte: Notícias da UFSC)