Sepex em Casa começa nesta quinta-feira, 22 de outubro

19/10/2020 15:40

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, de 22 e 24 de outubro, a 18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) desta vez em formato 100% on-line. A Sepex em Casa traz o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT) “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

A programação diversificada inclui três eixos principais – Ciência e Tecnologia, Bioeconomia e Conheça a UFSC – em palestras ao vivo e gravadas, debates, tours nos laboratórios de pesquisa da UFSC, Mostra de Ciências Virtual, Diálogos sobre o Vestibular, apresentação de cursos de Pós-Graduação da UFSC, além de minicursos e oficinas.

>> Acesse a programação completa da Sepex em Casa

A proposta, além de trazer ao público um pouco do que é produzido no ensino, pesquisa, extensão e inovação da UFSC, é despertar o interesse pela ciência em pessoas de todas as idades. Um site especial foi lançado, com a programação completa e informações sobre como participar das atividades. Todo o material do evento ficará disponível para consulta no site especial e no canal da UFSC no YouTube, onde a maioria dos eventos serão transmitidos.

Haverá, também, conteúdo especializado oferecido pelas comunidades dos campi da UFSC em Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville, em seus sites institucionais.

Abertura

A cerimônia de abertura do evento será realizada às 10h desta quinta-feira, 22 de outubro, e terá uma apresentação com músicos da Camerata Florianópolis e a presença do reitor Ubaldo Cesar Balthazar. Em seguida, ocorrerá a conferência de Abertura, com a palestra ao vivo “A Amazônia próxima a um ponto de não retorno. Necessidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé”, com Carlos A. Nobre.

O pesquisador é colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Nobre dedicou a maior parte de sua carreira à Amazônia, e liderou a implementação do CPTEC-INPE, além de ter criado o de Centro de Ciência do Sistema Terrestre do INPE e o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais. Exerceu o cargo de Secretário Nacional de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI e foi presidente da CAPES. Participou, ainda, de várias atividades dos painéis do IPCC.

Palestras e mesas-redondas

A palestra “Ciência – O bom, o mau e o feio”, com Luiz Gustavo Almeida, coordenador de Mídias do Instituto Questão de Ciência, será realizada na quinta-feira (22), às 17h. Ele é diretor no Brasil do festival internacional de divulgação científica “Pint of Science – Um Brinde à Ciência”. Luiz Gustavo fala sobre artigos científicos, pré-prints, má ciência, e interpretação errada de dados, e questiona: como podemos fazer ciência de boa qualidade mesmo em tempos de pandemia?

Os temas de Gênero e Raça também serão abordados com o viés científico em atividades do segundo dia da Sepex como na discussão “O antirracismo e o anticolonialismo na ciência”, com as pesquisadoras Karine de Souza Silva e Geni Daniela Núñez Longhini (sexta, 23, às 9h30, ao vivo), e no lançamento do livro Teoria Feminista e Produção de Conhecimento Situado: Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Engenharias, com Martha Patricia Castañeda Salgado (Universidad Nacional Autónoma de México), Mariana Brasil Ramos (CED/UFSC) e Miriam Grossi (CFH/UFSC), (sexta, 23, às 9h30, gravada). O lançamento do livro integra o Programa Institucional de Internacionalização (PRINT).

O tema “Publicações científicas e plágio” será discutido na sexta, 23, às 16h (ao vivo) em palestra do professor Cid A. de Moraes Santos (UFPR), editor do Brazilian Journal of Pharmacognosy. Cid é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (ramo das ciência farmacêuticas que estuda os princípios ativos).

A mesa-redonda Amazônia & Sustentabilidade integra o eixo Bioeconomia e irá debater na sexta, 23, às 11h (ao vivo), política pública agroambiental e queimadas agropecuárias na Amazônia sob uma análise econômica, além de estratégias sustentáveis de recuperação pós-pandemia como impulso para a sustentabilidade. Thiago Morello Ramalho da Silva (UFABC) e Camila Gramkow (CEPAL) são os convidados do evento com a moderação do professor Guilherme Almeida (CSE/UFSC).

Também na sexta-feira, 23, às 17h30 (ao vivo), os objetivos de desenvolvimento sustentável serão tratados na mesa-redonda “Economia circular e a agenda 2030 das Nações Unidas – Os desafios da mensuração na Economia Circular”. O debate terá participação de Lucila Maria de Sousa Campos (CTC/UFSC), Acioli de Olivo (INPE), José Eli da Veiga (FEA/USP) e Hans Michael van Bellen (EGC/UFSC), com moderação de Cristiane Derani (CCJ/UFSC).

Para finalizar os eventos ao vivo de sexta-feira, uma mesa-redonda às 19h30 irá analisar a poluição por lixo nos mares e praias de Florianópolis, do cenário atual às perspectivas futuras. Participam do encontro Camila Kneubl Andreussi, Lisiane Eble Heinzen de Liz, Juliana Leonel, Daniela Gadens Zanetti, Kalina Manabe Brauko e Alessandra Fonseca.

Combate à Covid-19

A Sepex em Casa trará, na quinta e sexta-feira (sempre às 14h), palestras curtas com cientistas da UFSC sobre as suas ações na pesquisa e no combate à Covid-19. Os pesquisadores falarão a respeito do cuidado de Enfermagem e relação entre Covid-19 e Diabetes, por exemplo; desafios com atendimento durante as doações de sangue; fadiga pós-viral; impactos sociais da Covid-19 no Brasil, entre outros.

Sustentabilidade e Economia

Temas centrais desta edição da Sepex em Casa, a sustentabilidade e economia estarão presentes em diversas Mostras Virtuais que integram a programação do evento. O Minidocumentário “A permacultura produzindo alimentos com a floresta atlântica”, do Núcleo de Permacultura da UFSC (NePerma) será exibido na quinta, 22, às 18h e na sexta, 23, às 19h.

A rodada de vídeos Bioeconomia nos Biomas Brasileiros traz, na quinta-feira e na sexta-feira, a partir das 14h, iniciativas nos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, em vídeos de pesquisadores da UFSC, e de outras instituições, como a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). Será um conteúdo especializado sobre como é possível restaurar, reabilitar e manter os biomas, convivendo também com demandas legais e socioeconômicas.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) também participa da Sepex em Casa, com a proposta “Bioeconomia Catarinense – Ações da Epagri”. Exibido na sexta-feira, 23, a partir das 8h, os vídeos trarão temas como as sementes crioulas; segurança alimentar e nutricional; produção de milho e Variedades de Polinização Aberta (VPA); compostagem; Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs); Sistema de Plantio Direto em Hortaliças (SPDH); Indicação Geográfica (IG); etc.

Por fim, no último dia da programação, no sábado, 24, a partir das 14h, o canal da UFSC no YouTube exibe a Mostra de Pequenas Iniciativas na Bioeconomia em Santa Catarina. Serão lançados diversos vídeos de empreendedores da bioeconomia catarinense, como produtores de erva-mate com preservação de floresta nativa, em Papanduva; cultivo de enxames de abelhas e caixas especializadas, em Guaraciaba; produção agroflorestal; entre outros.

Conheça a UFSC

A programação traz, ainda, experimentos especialmente pensados para jovens do ensino fundamental e médio, vestibulandos, e toda a comunidade universitária.

Na quinta-feira às 15h e sexta-feira às 14h30, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) traz duas oficinas ao vivo sobre o Vestibular da UFSC e a Redação do Vestibular da UFSC.

O LIOP – “Profissão, Carreiras e Projetos de Vida”, programa de extensão vinculado ao Departamento de Psicologia da UFSC irá trazer um material interativo, intitulado “Você já parou para pensar no seu futuro profissional?”. Os professores trarão discussões, com participação dos estudantes, por meio de perguntas e contextualização dos professores e pesquisadores. O objetivo é envolver os estudantes a partir da reflexão sobre os seus projetos de vida.

A Sepex em Casa vai, ainda, levar a UFSC até a sua casa, por meio da Mostra Científica, voltada especialmente para estudantes do Ensino Fundamental, com uma proposta didática e lúdica. Nove laboratórios da UFSC farão experimentos e demonstrações, para mostrar um pouco de suas pesquisas.

Os programas de pós-graduação da UFSC também prepararam conteúdo especial para a Sepex, e os campi de AraranguáBlumenauCuritibanos Joinville trarão, em seus sites e redes sociais, uma programação especial sobre a ciência nos campi.

(Fonte: Notícias UFSC)

Tags: ensinoExtensãoPesquisaSEPEXufsc