Alunos da UFSC Blumenau lançam site de divulgação científica

07/10/2020 13:53

Este ano, todo mundo teve que se reinventar. Tivemos que enfrentar diversos desafios para superar as barreiras impostas pela pandemia no nosso cotidiano, seja no trabalho ou nos estudos. Com os alunos Eduarda Boing Pinheiro e Igor Vinicius de França, do curso de Licenciatura em Química da UFSC Blumenau, não foi diferente.

No último semestre do curso, eles precisam cursar a disciplina de Estágio Supervisionado III, que consiste em ir para as escolas e conhecer de perto a realidade do ambiente escolar no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Mas, como ter contato com essa realidade se os alunos dessas escolas estão tendo aulas de forma remota?

Para conseguir manter a interação com os estudantes do Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), local de estágio deles, Eduarda e Igor criaram um site de divulgação científica: o Construindo ConsCIÊNCIA.

A professora responsável pela disciplina de Estágio Supervisionado III, Fernanda Luiza de Faria, conta que a matéria possui uma carga horária bem elevada e que, normalmente, os alunos realizam diversas atividades presenciais nas escolas. “Eles fazem observações das aulas e entorno da escola, regências, investigações e ainda desenvolvem um projeto”, explica. E foi esse projeto que resultou no site Construindo ConsCIÊNCIA.

Eduarda e Igor contam que a ideia inicial não era criar um site, mas elaborar materiais para serem disponibilizados semanalmente aos estudantes a fim de fomentar a divulgação científica. “Tendo em vista a necessidade de se falar sobre a ciência e romper com as noções supremacistas em torno dela, torna-se importante levar essa visão até a escola, para impulsionar o diálogo com os/as estudantes sobre esse assunto. Na situação atual, o site pareceu a forma mais acessível de falarmos sobre isso”, explicam.

O projeto tem sido desafiador, principalmente pela dificuldade de traduzir a ciência para uma linguagem acessível a todos. “A construção dos textos tem sido trabalhosa, mas recompensadora. É claro que a ajuda da professora Fernanda é essencial neste processo. Acreditamos que este trabalho é mais um complemento para nossa formação, pois ajuda a transformar um conteúdo mais complicado em algo mais didático para estudantes, e o professor deve saber fazer isso, não é verdade?”, avaliam Eduarda e Igor.

Apesar de ter sido criado como projeto para a disciplina, o conteúdo do site é aberto e qualquer pessoa pode acessar. “Nos próximos posts traremos um pouco da história de cientistas muito conhecidos, indicaremos alguns vídeos e visitas a um museu virtual, incluiremos um caça-palavras que pode ser resolvido pelo site, relacionaremos uma obra literária (surpresa!) com a visão da ciência, falaremos sobre o método científico, contaremos sobre a importância das abelhas brasileiras, entre inúmeras outras publicações", revelam os estudantes.

>>> Para acompanhar todo o conteúdo produzido pelos futuros licenciados em Química, basta acessar o Construindo ConsCIÊNCIA.

Uma nova realidade

Além da elaboração do conteúdo do site, os alunos também realizam outras atividades relacionadas à disciplina de Estágio Supervisionado III, mesmo com as aulas presenciais suspensas no IFSC. “Eles estão tendo que, junto comigo e o professor supervisor, repensar as atividades. Auxiliam na retirada de dúvidas, correção de atividades, produção de material didático e observam as aulas síncronas. Devido à pandemia, os estagiários tem contribuído para a realização de atividades diferenciadas, como a realização de caso simulado, estudo de caso, produção de podcast, dentre outras”, conta a professora Fernanda.

Se eles preferiam estar cursando a disciplina da maneira tradicional, presencialmente? É claro que sim! Mas com a impossibilidade do cenário atual, é preciso tirar lições positivas dessa nova realidade. “Apesar de a disciplina estar ocorrendo bem, ela seria mais bem aproveitada se pudéssemos estar em sala de aula, em maior contato com os estudantes, professores e todo o corpo escolar. Mesmo assim, estamos aprendendo a inovar nas técnicas para dar aulas diferenciadas nas atuais condições, o que é fundamental. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer outra realidade de ensino, porque havíamos feito os outros estágios em escolas estaduais, e agora estamos no IFSC”, avaliam Eduarda e Igor.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: divulgação científicaestágiolicenciatura