Nota à comunidade acadêmica sobre o movimento nacional em defesa da Ciência, Tecnologia e a Educação

02/10/2019 14:42

A Direção-Geral do Campus Blumenau da UFSC emitiu nesta quarta-feira, 2 de outubro, uma nota direcionada à comunidade acadêmica sobre o movimento nacional em defesa da Ciência, Tecnologia e a Educação, programado para acontecer nos dias 2 e 3 de outubro. Confira abaixo a nota na íntegra:

À Comunidade Acadêmica,

Gostaríamos de informar a toda comunidade acadêmica que a Apufsc Sindical realizou uma votação aberta com a participação dos professores da UFSC. Do universo de 1.011 eleitores, 63,2% votaram a favor da adesão ao movimento nacional em defesa da Ciência, Tecnologia e a Educação, programado para acontecer nos dias 02 e 03 de outubro do corrente ano. O Sintufsc (Sindicato dos Trabalhadores da UFSC) também decidiu aderir à paralisação. O DCE – Diretório Central dos Estudantes divulgou em suas redes sociais a programação de atividades para os dias 2 e 3/10. Será feita panfletagem no centro de Florianópolis, aulas públicas e um ato final em frente à Catedral do município. A ANPG – Associação Nacional dos Pós-Graduandos emitiu nota, no dia 10/9, convidando professores, estudantes, trabalhadores da educação e a sociedade civil para adesão aos atos. A principal pauta é a recomposição orçamentária dos órgãos de fomento às Ciências, tais como Capes e CNPq, e das bolsas de pós-graduação.

Além disso, os estudantes dos cursos de graduação da UFSC no Campus Blumenau decidiram, no dia 01/10, por meio de votação on-line, aderir ao movimento nacional e estão organizando uma passeata com saída da sede acadêmica, pelas ruas da cidade, até a FURB no dia 03 de outubro a partir das 16h00.

A direção se solidariza com a causa do movimento e irá respeitar a decisão de cada entidade, no que se refere à adesão ao movimento nacional programado para estes dias. Mas, compreende que precisa ser respeitada a posição individual de cada membro da comunidade acadêmica. Além disso, durante a próxima semana da Direção estará realizando reuniões específicas, com representantes dos diversos segmentos, para tratar do planejamento de reposições das atividades.

Respeitosamente,
A DIREÇÃO