UFSC Blumenau recebe Ester Buffa (UFSCar) para café filosófico e palestra no campus

21/03/2018 19:28

A UFSC Blumenau, através da Especialização em Educação Escolar Contemporânea e do Núcleo Pedagógico, sediará dois eventos com a pesquisadora e decana da educação brasileira Ester Buffa (UFSCar). As atividades são gratuitas e abertas ao público, voltadas especialmente aos docentes da educação básica e superior, pesquisadores da área da Educação e demais interessados.

Coordenadora do reconhecido Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação em sua fundação, no ano de 1984, Ester traz ao Vale do Itajaí suas contribuições acerca do processo de expansão e interiorização das universidades públicas em um café filosófico no dia 22/03 (quinta-feira), às 15h, no auditório da Sede Acadêmica. A discussão abordará ainda temáticas como a retenção e a evasão observada no ambiente acadêmico atualmente. A mediação será do Prof. Julio Faria Corrêa (UFSC Blumenau).

Na sexta-feira (23/03), às 18h30min, a pesquisadora fará uma palestra aos estudantes da Especialização em Educação Escolar Contemporânea da UFSC Blumenau e público em geral, no auditório da Sede Acadêmica. Com mais de 30 anos de pesquisas e publicações na área da história da educação brasileira, Ester falará aos presentes sobre o desenvolvimento e perspectivas para as instituições escolares na contemporaneidade.

Conheça Ester Buffa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1975) e doutora em Ciências da Educação – Université Paris V – René Descartes (1979). É professora titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP. Atualmente, continua como professora, pesquisadora e orientadora do PPGE/UFSCar . Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação brasileira, história de instituições escolares, arquitetura, urbanismo e educação. É assessora ad hoc do CNPq, CAPES, INEP, FAPESP. É membro do conselho editorial de vários periódicos. Publicou vários livros e artigos. Recentemente, publicou seu primeiro livro de poesia. Bolsista produtividade do CNPq de 1991 a 2015. (Fonte: Currículo Lattes)

Tags: brasileiraeducaçãoensinoevasãoexpensãofilosofiahistóriaPesquisapúblicoretençãouniversidade