UFSC Blumenau promove atividades culturais no Abril Indígena
Atualizado em 13/04/2023 às 14h14
Com o objetivo de destacar a cultura e as contribuições dos povos indígenas de todo o Brasil, além de combater o racismo, o Campus Blumenau promove, de 12 a 19 de abril, atividades culturais do Abril Indígena da UFSC. A programação do evento é composta por uma aula aberta, uma exposição e uma edição temática do Intervalo Cultural.
O evento faz alusão ao movimento de luta ‘abril indígena’, que ocupa Brasília todos os anos para reivindicar os direitos garantidos aos povos originários pela Constituição Federal de 1988. O direito à educação é uma das pautas fundamentais, e a UFSC visa fomentar neste mês o debate, fortalecendo as ações institucionais para a permanência estudantil e a interculturalidade.
O evento também conta com a colaboração da artista Rosângela Teixeira Nunes que integra o Coletivo Colmeia. A artista realiza ações ligadas ao tema, nesse caso, um projeto dedicado à Educação em Direitos Humanos, mais especificamente, à reflexão sobre as relações étnico-raciais mediada pelas artes plásticas. O Abril Indígena da UFSC de Blumenau, portanto, configura-se como uma ação de polinização deste coletivo de artistas.
Confira abaixo a programação completa do Campus Blumenau:
Exposição e conversa com os artistas
Data: 12/04 - das 18h30 às 20h
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira
Título da exposição de arte: Identidade cultura indígena: reconhecendo a sua ancestralidade.
Artista visual: Rosangela Teixeira
Aula aberta
Data: 13/04 - das 18h30 às 20h30
Local: Sala A107
Ministrante: Nandja Schirlei da Rocha
O encontro visa o fortalecimento do contato universitário com a cultura indígena com enfoque na área de educação para os direitos humanos. Prestigia também a colaboração de povos indígenas locais que integram a “Aldeia Urbana” de Blumenau.
Intervalo Cultural Temático
Data: 14/04 - das 12h30 às 13h30
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira
O intervalo cultural ocorre quinzenalmente no Campus, com espaço aberto a toda comunidade acadêmica para apresentações artísticas variadas. Nesta edição, o intervalo cultural celebra a cultura indígena, com performances de música, dança e poesia interpretados por estudantes do campus.
Os participantes das atividades receberão certificado de atividade de extensão, validável como horas complementares. Para fazer sua inscrição, clique aqui.
Para conferir a programação completa do Abril Indígena em toda a UFSC, clique aqui.
Serviço de Comunicação UFSC Blumenau