Clube de Xadrez da UFSC Blumenau inicia atividades e aceita novos membros

03/05/2024 10:16

No mês de abril, iniciaram os encontros do Clube de Xadrez da UFSC Blumenau. Qualquer membro da comunidade acadêmica pode participar, seja estudante, servidor ou terceirizado. Os encontros estão sendo realizados de forma on-line e também presencialmente, todas as segundas das 17h às 18h30, e quartas das 12h30 às 13h30.

As atividades presenciais acontecem no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Quando o auditório não estiver disponível, o encontro será realizado em outro local e os participantes serão avisados com antecedência. Para participar, não é necessário saber jogar; o participante pode aprender com os demais membros do clube.

A ideia de criar o Clube de Xadrez na UFSC Blumenau partiu do estudante Gabriel Urban, calouro do curso de Matemática. Ele conta que começou a jogar xadrez durante a pandemia, enquanto ainda estava no ensino médio, junto com outro colega. “Na época nós assistimos a série O Gambito da Rainha e achamos muito legal, deu vontade de jogar”, conta. Gabriel chegou a participar dos jogos escolares em Guaramirim e depois integrou a equipe de Jaraguá do Sul, tendo participado de mais de 20 torneios.

Em breve o Clube de Xadrez será formalizado como um projeto de extensão do campus, sob a coordenação da servidora técnico-administrativa Maryah Elisa Morastoni Haertel. “A ideia é incentivar os estudantes a aprender e praticar o xadrez, encarando-o como atividade esportiva e também como uma ferramenta de desenvolvimento intelectual, da concentração, do raciocínio lógico-matemático, emocional e social”, explica.

O projeto também prevê a formação de equipes para participar de campeonatos universitários, a oferta de minicursos sobre temas relacionados ao xadrez e a realização de torneios internos. No próximo dia 11 de maio, integrantes do clube participarão da sua primeira atividade externa: a 2ª etapa do 3º Circuito Pomerodense de Xadrez, em Pomerode.

Para mais informações e para solicitar sua participação no Clube de Xadrez, basta entrar em contato pelo Instagram.

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: Clube de XadrezesportesExtensão