Primeiro bloco da nova sede é entregue à Direção da UFSC Blumenau

19/04/2024 12:52

Nesta quinta-feira, 18 de abril, a Direção do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu as chaves do primeiro bloco da nova sede. A entrega contou com a presença do diretor da UFSC Blumenau, Adriano Péres; do vice-diretor, Rafael dos Reis Abreu; da diretora administrativa, Carolina Suelen da Silva e do administrador do imóvel, Ingo Theiss. A entrega acontece após o término da reforma realizada pelo proprietário.

O prédio entregue será o novo Bloco B, onde serão instalados diversos setores administrativos, salas de aula e de professores, biblioteca, laboratórios de informática, entre outros. “É um importante e significativo passo para a mudança de alguns setores administrativos e salas de docentes”, avalia Adriano. Antes do início da mudança, ainda é necessário fazer as adequações próprias da UFSC, como instalação da rede lógica e divisórias.

A previsão é que a entrega dos demais prédios ocorra até julho deste ano.

Aulas de 2024.2 ainda serão na Velha

A desocupação do atual Bloco C, onde estão alocados a maioria dos setores administrativos, está prevista para acontecer ainda este ano. No entanto, a mudança dos setores acadêmicos depende de diversas contratações que precisam ser feitas por meio de licitação, como a concessão do Restaurante Universitário (RU) e o próprio serviço de transporte que irá fazer a movimentação de cargas.

Estes contratos estão em estágios diferentes de andamento, porém todos tramitam entre o Campus de Blumenau e duas unidades principais da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), em Florianópolis, que aderiram integral ou parcialmente ao movimento de greve nacional dos servidores técnicos-administrativos, que são os departamentos de Contratos (DPC) e de Licitações (DPL).

Dessa forma, as aulas do semestre 2024.2 ainda serão realizadas totalmente na sede atual, no bairro Velha, já que elas acontecem nos atuais Blocos A e B. Assim que a greve for encerrada, os processos devem voltar a tramitar normalmente, viabilizando a mudança total do campus para a nova sede até o início do semestre letivo de 2025.1.

Sobre a nova sede

O novo endereço da UFSC Blumenau será na Rua Eng. Udo Deeke, 485, no bairro Salto do Norte, nas antigas instalações da Uniasselvi, em frente ao Terminal do Aterro. A nova sede conta com três edificações, todas em um mesmo terreno: uma de dois pavimentos, uma de cinco pavimentos e o Teatro Michelangelo, totalizando quase 14 mil m². A estrutura conta ainda com 395 vagas de estacionamento demarcadas, com potencial de elevação para 455. Para saber mais, clique aqui.

Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: mudançanova sedeSalto do Norte