Grupo de apoio do NuPe auxilia estudantes no processo de aprendizagem

07/12/2023 14:26

O Núcleo Pedagógico (NuPe) da UFSC Blumenau finalizou na semana passada as atividades do grupo de apoio ao estudante “Por que não consigo passar?”. Doze estudantes participaram dos encontros ao longo do semestre, que foram realizados todas as quintas-feiras, de 5 de outubro a 30 de novembro. Os encontros foram orientados pelo psicólogo educacional Caio Filipe Loch e pelas pedagogas Bruna da Silva Alves e Zenira Maria Malacarne Signori.

Durante as atividades os alunos puderam compartilhar suas dificuldades pessoais e coletivas no processo de ensino e aprendizagem, além de trabalharem outros temas como a autopercepção no processo de aprendizagem, a motivação e as estratégias de fortalecimento acadêmico, a organização e o planejamento dos estudos, e formas de estudar individualmente e em grupo. Os estudantes puderam ainda refletir sobre posicionamento e engajamento do estudante na universidade e a relação com os professores.

Para a pedagoga e coordenadora do NuPe, Zenira Maria Malacarne Signori, os estudantes se mostraram bastante participativos, motivados e interessados. “A partir das reflexões com o grupo, compartilhando experiências e orientações, notamos o fortalecimento dos estudantes diante dos desafios que encontram, e do seu engajamento, se percebendo como atores ativos no processo de aprendizagem”, avalia.

“Foram momentos significativos, de autorreflexão, em que os estudantes perceberam suas facilidades e dificuldades no processo de aprendizagem e, se fortaleceram no sentido de desenvolver e/ou aprimorar uma rotina de estudos, tão valiosa para um melhor aproveitamento acadêmico”, finaliza a pedagoga, acrescentando que o setor pretende dar continuidade ao projeto nos próximos semestres.

Tags: apoio pedagógicogrupo de apoioNúcleo PedagógicoNUPE