Novembro Negro: UFSC organiza mês de atividades para construir uma instituição antirracista

10/11/2023 14:22

Atualizada em 13/11/2023 às 16h15

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza, ao longo do mês de novembro, uma série de atividades para fomentar o antirracismo na instituição. Durante o mês em que se celebra a consciência negra, a UFSC busca promover visibilidade às pesquisas, atividades junto à comunidade e eventos culturais que abordem os temas das relações étnico-raciais.

Segundo Joana Célia dos Passos, vice-reitora da Universidade, a Administração Central tem marcado de diversas formas, durante todo o ano, a importância de tratar as questões raciais no cotidiano da UFSC. “Nesse sentido, o Novembro Negro é mais um momento em que podemos pautar que o Racismo não será tolerado na UFSC, em nenhuma circunstância e também um espaço para a gestão prestar contas sobre o que tem sido feito para isso. É um Novembro Negro construído com a participação de coletivos, grupos de pesquisa, cursos e também de órgãos da gestão. Essa experiência de construção, a quantidade de ações e a linda programação mostra que as pessoas estão querendo muito que essa discussão seja de fato parte integrante da UFSC”, declara Joana.

Para a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da UFSC, Leslie Sedrez Chaves, é também uma oportunidade para a instituição mostrar o quanto se avançou no combate ao racismo institucional. “Em novembro completamos o primeiro ano da aprovação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional, e desde então a UFSC tem se mobilizado para fazer o debate sobre o tema e implementar a Política. Este Novembro Negro será um momento de dialogar com a comunidade universitária sobre os avanços nessa implementação e apresentar o diagnóstico do racismo institucional na UFSC,” salienta a gestora.

Confira abaixo a programação do Campus Blumenau:

16 de novembro
Cine Debate: O Tropeiro e o Demônio Branco
Exibição do filme: 14h30 no Auditório
Live com a diretora Jana de Liz: 17h30 no Instagram @cultura.ufscbnu

20 de novembro
Cardápio especial no Restaurante Universitário de celebração à culinária africana e afro-brasileira

21 de novembro
Roda de conversa e oficina literária, com o professor José Endoença Martins
14h no Auditório

23 de novembro
Exposição de arte, roda de conversa e oficina Arte Africana, com o estudante e artista plástico SchilomukOviç
Exposição: Biblioteca
Roda de conversa e oficina: 14h30 no Auditório

Será emitido certificado aos participantes. Para isso, clique aqui para fazer sua inscrição. A programação completa, incluindo dos outros campi da UFSC, está disponível no site novembronegro.ufsc.br.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações do site Notícias da UFSC

Tags: antirracismoDia da Consciência NegraeventoNovembro Negro