Comunidade universitária é convidada a participar de consulta sobre equidade de gênero na UFSC

03/10/2023 14:48

A Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou, nesta segunda-feira, 2 de outubro, uma consulta pública sobre a primeira versão da Política Institucional de Equidade de Gênero da UFSC, disponível até 1º de novembro. Para participar, é necessário registrar-se na plataforma com o login sou.gov. Cada pessoa poderá sugerir, suprimir, acrescer ou substituir em cada parágrafo do documento disponibilizado.

O formulário tem uma ferramenta “balões”, nos quais você poderá fazer seu comentário, item a item. Esta minuta é a versão elaborada pelo GT de Equidade de Gênero, composto por diversos segmentos da comunidade universitária, a partir de reuniões com a rede interna e externa à UFSC, incluindo visitas institucionais e uma Audiência Pública realizada no último dia 25 de setembro.

Esta é a segunda etapa do processo de construção da política, que contará ainda com mais reuniões do GT após seu fechamento e apreciação das sugestões, nova Audiência Pública e reuniões com setores envolvidos da Universidade. Após o processo, a minuta deve ser encaminhada para apreciação do Conselho Universitário.

Acesse a consulta pública.

Grupo de Trabalho

Em junho de 2023, a Universidade instituiu um Grupo de Trabalho com a responsabilidade de propor a Política Institucional de Equidade de Gênero da UFSC, que conta com representações de diversos segmentos sociais dos cinco campi.

Ao longo dos últimos meses, o GT esteve dedicado à construção da minuta que contemple o objetivo de promover a equidade de gênero em todas as instâncias institucionais, fomentando ações educacionais e a construção de um ambiente inclusivo e igualitário pautado na cultura de respeito às mulheres e pessoas gênero-diversas.

O objetivo do grupo é promover discussões, análises e ações para a elaboração e implementação de políticas e diretrizes que promovam a equidade de gênero na instituição. Participam das atividades representantes da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes, servidores técnicos-administrativos, além de representantes de movimentos sociais.

Notícias da UFSC

Tags: consulta públicaProafe