UFSC Blumenau de Portas Abertas movimenta campus e atrai novos estudantes

02/10/2023 15:19

A UFSC Blumenau recebeu, de 25 a 29 de setembro, estudantes de ensino médio para uma visita guiada. A segunda edição do UFSC Blumenau de Portas Abertas movimentou o campus durante toda a semana e estreitou os laços entre a UFSC e as escolas da região. Ao todo, o campus recebeu a visita de cerca de mil estudantes de 15 escolas públicas e privadas, vindos de seis cidades catarinenses. O evento fez parte da Feira de Cursos da UFSC.

Em todas as visitas, os alunos foram recebidos no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira pelo diretor do Campus Blumenau, Adriano Péres, ou pelo vice-diretor, Rafael dos Reis Abreu. Ali acompanharam uma pequena apresentação do campus, das formas de ingresso e das várias possibilidades de assistências estudantil, bem como de bolsas e auxílios.

Depois os estudantes foram guiados por seis laboratórios, um de cada curso de graduação, onde foram recebidos por servidores e alunos da UFSC Blumenau. Cada laboratório organizou atividades expositivas e também interativas, onde os visitantes puderam ter uma noção do que os estudantes aprendem em cada curso.

A professora Thainá Furtado de Oliveira (direita) e a estudante Yasmim Marques (esquerda)

A professora Thainá Furtado de Oliveira trouxe uma turma de alunos do Cedup Hermann Hering. Ela é egressa da UFSC Blumenau, do curso de Licenciatura em Química, e conta que sentiu uma pitada de nostalgia ao retornar ao Campus Blumenau, agora com sua turma de alunos. “É muito gratificante poder mostrar para meus alunos o lugar onde me formei. Acho que faz parte do nosso papel social como egressa mostrar aos estudantes a importância dessa instituição. É uma devolução para a sociedade pela formação que tivemos”, disse.

Atualmente Thainá também é professora na EEB Prof. Honório Miranda, de Gaspar, junto com um egresso do curso de Matemática daqui. Ela conta que está feliz exercendo a profissão que escolheu. “Eu e meu colega trocamos muitas ideias sobre coisas que aprendemos aqui na UFSC. Os contatos que fiz aqui também ajudam muito”, avalia a professora.

Yasmim Marques, de 18 anos, é uma das alunas da professora Thainá. Ela conta que gostou muito da iniciativa. “Acho muito importante as escolas proporcionarem aos seus alunos essas visitas nas universidades. É muito esclarecedor, mostra novos caminhos e ajuda a direcionar as nossas escolhas para o futuro. Muitas vezes os estudantes nem têm ideia do que é uma universidade e tem curiosidade de saber como funciona”, avalia.

Filha de bióloga formada pela UFPA, a universidade federal sempre esteve nos planos de Yasmim. “Ter um diploma de uma federal é um diferencial. Mostrar para os estudantes que eles podem ter isso na vida deles é muito importante”, completa. Ela conta que teve dificuldade de decidir qual curso escolheria, mas optou pela Psicologia. Inclusive, Yasmim já está inscrita no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC, que recebe inscrições até 9 de outubro.

Caue Brito Barbosa veio de Painel (SC) para o UFSC Blumenau de Portas Abertas

O estudante Caue Brito Barbosa, de 18 anos, estuda no terceiro ano do ensino médio na EEB Padre Antonio Trivellin, que fica em Painel, na região serrana de Santa Catarina. Ele e os colegas enfrentaram cerca de 4h de viagem para conhecer o Campus Blumenau da UFSC. Ele conta que já havia visitado outras universidades, mas nenhuma tão interessante. “As opções na nossa região são mais voltadas para a área agrícola e aqui é muito mais para a área tecnológica. Eu gostei bastante”, disse Caue logo após a visita.

Quando perguntado sobre qual curso mais gostou de conhecer, Caue foi rápido na resposta. “Sempre tive vontade de fazer Moda, mas a Engenharia Têxtil é uma área muito mais abrangente, vou obter muito mais conhecimento sobre tecidos”, explicou o estudante, revelando que também já está inscrito no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC.

Haviam cerca de 1.500 inscritos para o evento, mas algumas escolas cancelaram a visita e outras trouxeram um número menor de estudantes do que haviam confirmado. Mesmo assim, a organizadora do evento, Maryah Elisa Morastoni Haertel, considera que a edição deste ano foi um sucesso. "Adoro ver a carinha dos alunos após as visitas, quando eles aprendem o que é uma laboratório de pesquisa e ensino, quando percebem as possibilidades para o futuro deles. A sensação é de dever cumprido", avalia.

Confira abaixo mais fotos da segunda edição do UFSC Blumenau de Portas Abertas:

Tags: ensino médioExtensãoUFSC Blumenau de Portas Abertasvisita guiada