Inscrições abertas para Mestrado Profissional em Ensino de Física

20/09/2023 10:16

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), para ingresso em 2024. O curso é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e ofertado em rede em todas as regiões do país. Para a UFSC Blumenau, estão sendo ofertadas 10 vagas. As inscrições podem ser feitas até dia 15 de outubro.

O MNPEF é voltado para professores que dão aulas de Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental, e que já tenham diploma de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins. Estudantes do último período desses cursos também podem se inscrever, já que as aulas do mestrado iniciam no primeiro semestre de 2014. As inscrições devem ser feitas no site sbfisica.org.br/mnpef e a taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Neste ano, pela primeira vez, o processo seletivo será dividido em dois grupos: para o Grupo 1, destinado à ampla concorrência, a seleção será composta de prova escrita e defesa de memorial. Já para o Grupo 2, que contempla docentes com no mínimo 15 anos de atuação comprovada em sala de aula, não será necessário fazer a prova escrita. A seleção será por análise curricular e defesa de memorial. Nesse caso, os candidatos precisam enviar a documentação comprobatória digital descrita no edital também até o dia 15 de outubro.

A prova escrita (somente para candidatos do Grupo 1) será realizada no dia 22 de outubro. A defesa de memorial (para ambos os grupos) será realizada de forma presencial entre os dias 14 de novembro e 1º de dezembro. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 15 de dezembro. As aulas presenciais dos alunos ingressantes ocorrerão nas sextas-feiras, das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A previsão de início das aulas é março de 2024.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse os editais disponíveis na página do curso. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail

Tags: Ensino de Físicainscrições abertasmestradomestrado gratuitopós-graduação