UFSC Blumenau realiza recepção dos calouros 2023.2 dia 7 de agosto

03/08/2023 09:48

Atualizada em 10/08/2023 às 15h40

No dia 7 de agosto, início do semestre letivo 2023.2 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Campus Blumenau prepara uma recepção aos novos estudantes dos cursos de graduação do campus. O evento será realizado em dois períodos: às 9h30 e às 18h30, no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

Durante a recepção, os calouros poderão conhecer os serviços ofertados pelos setores que prestam atendimento direto ao aluno, como o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), o Núcleo Pedagógico (NuPe), a Secretaria Acadêmica e a Biblioteca. Além dos setores, estarão presentes também as Coordenações de Cursos e as organizações estudantis do Campus Blumenau: Centros Acadêmicos (CAs), Integre Jr. (empresa júnior), ACUB (atlética), Coletivo Feminino, Coletivo Diversidade e UFSC Titans (equipe de eSports). O Intervalo Cultural também participará do evento com uma apresentação musical.

Neste mesmo dia, haverá emissão do cartão do Restaurante Universitário (RU) para os novos estudantes no Auditório. Basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão já fica pronto na hora.

A programação de boas-vindas do semestre 2023.2 também inclui outras atividades, como uma oficina de stencil e palestras, além das atividades do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape).

Confira a programação completa abaixo:

Recepção dos setores e entidades estudantis com coffee break (manhã e noite)
Data: 07/08/2023
Horário: 9h30 e 18h30
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira
Descrição: Recepção realizada pela Direção, Coordenações de Curso, Núcleo de Assistência Estudantil, Núcleo Pedagógico, Secretaria Acadêmica e Organizações Estudantis (centros acadêmicos e coletivos) no auditório, com música, coffee break, estandes, emissão de carteirinhas e distribuição de materiais informativos.

Uma conversa sobre desencontros e encontros com a Matemática
Data: 08/08/2023
Local: A107
Ministrante: Maicon José Benvenutti

Oficina de stencil arte na cozinha - criando tintas com vegetais e temperos
Data: 14/08/2023
Local: Sala B011 - Bloco B
Ministrante: Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar
Descrição: As agentes culturais em parceria com a coordenação do curso de Engenharia Têxtil realizarão uma oficina de estamparia, com a técnica de stencil, com pigmentos naturais para até 20 pessoas, com foco nos calouros. Terá certificação para os participantes.
Clique aqui para fazer sua inscrição

Os desafios da interculturalidade e da diferença na UFSC: ensino, aprendizagem, convivência e pertencimento (manhã e noite)
Data: 17/08/2023
Horário: 10h15 e 18h45
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira
Descrição: Evento sobre diversidade e respeito às diferenças culturais, a ser ministrado pela professora Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão. A previsão é que o evento ofereça uma certificação de 4 horas, sendo duas horas de palestra e duas de leituras complementares, para aqueles estudantes que realizarem a inscrição com antecedência. Para quem se inscrever no momento do evento, a certificação concedida será de duas horas de aula.
Clique aqui para fazer sua inscrição

Perspectivas da Engenharia Têxtil
Data: 21/08/2023
Ministrante: Carlos Rafael Silva de Oliveira

Oficina de Química Orgânica
Descrição: Nomenclatura e identificação de grupos funcionais, reações orgânicas e isomeria.
Data: 05/08/2023
Local: Atividade on-line
Inscrições até 04/08/23 (clique aqui para se inscrever)

Introdução à Química Geral (Módulo I)
Descrição: Conceitos gerais de química, estrutura atômica, tabela e propriedades periódicas, ligações químicas, geometria, polaridade e forças intermoleculares.
Data: 07/08/2023
Horário: 14h
Local: Dia 07/08 na sala A304 - Bloco A (as demais aulas serão na modalidade on-line)
Inscrições até 06/08/23 (clique aqui para se inscrever)

Oficina de Acolhimento aos estudantes ingressantes - Orientação Pedagógica
Descrição: Acolhimento, a afiliação estudantil e adaptação universitária, guia do dia a dia universitário, engajamento acadêmico, o Piape e a Orientação Pedagógica.
Data: 25/08/2023
Local: Atividade on-line
Inscrições até 24/08/23 (clique aqui para se inscrever)

Tags: 2023.2calouroseventorecepção