Audiência pública interna apresenta cursos mais sugeridos pela comunidade acadêmica

14/04/2023 11:55

Nesta quinta-feira, 13 de abril, a UFSC Blumenau realizou uma audiência pública interna, direcionada a estudantes e servidores do campus, para apresentar o resultado da chamada sobre a criação de novos cursos. O evento aconteceu no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

O professor Adriano Péres, diretor da UFSC Blumenau, fez uma apresentação do histórico do campus, instalado em 2014, e falou sobre a importância de oferecer mais cursos à comunidade. “A consolidação da UFSC em Blumenau depende da expansão da oferta de cursos em várias áreas, que possam atender as demandas da região”, disse.

Na sequência foi apresentada como é a tramitação de processos de criação de novos cursos na UFSC, que é composta por várias etapas. A primeira delas é a elaboração de um Projeto Pedagógico por uma comissão. A proposta recebe contribuições dos Departamentos de Ensino que ofertariam disciplinas para o novo curso e depois é analisada pelo Conselho da Unidade. O Departamento de Ensino (DEN) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) analisa as questões legais e encaminha para a Câmara de Graduação. Só então o projeto passa pelo processo de autorização junto ao Ministério da Educação (MEC), que será responsável também por garantir a infraestrutura física, de orçamento e de pessoal para início da oferta do curso, se for o caso.

O diretor do campus destacou ainda que novos cursos só começam a ser ofertados quando há condições para isso. “É preciso ter o espaço físico adequado, códigos de vagas liberados para contratação de novos servidores e orçamento para o desenvolvimento do curso”, explicou Adriano.

Cursos mais pedidos

O formulário da consulta pública interna foi aberto no dia 20 de março e recebeu 646 respostas, com sugestão de 108 cursos diferentes, em diversas áreas do conhecimento. O curso mais citado foi Terapia Ocupacional, seguido por Medicina e em seguida diversos cursos da área de Tecnologia, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Na sequência, os cursos mais sugeridos foram Administração, Psicologia, Direito, Pedagogia e Engenharia de Produção.

Comissões já criadas

Em 2016, já foram realizadas consultas e audiências públicas para expansão da oferta de cursos na UFSC Blumenau. Na época, foram criadas onze comissões para elaboração de Projetos Pedagógicos para novos cursos, baseadas nos resultados dessas consultas. No entanto, o trabalho das comissões foi interrompido pela pandemia de Covid-19. Desses onze cursos sugeridos, apenas o curso de Licenciatura em Física foi aprovado pelo Conselho da Unidade e encaminhado à Câmara de Graduação. Em março deste ano, foram emitidas novas portarias para a recomposição das comissões e retomada dos trabalhos. Todas as portarias estão publicadas no site da UFSC Blumenau (da 42 até a 50).

Consulta externa

O próximo passo para a criação de novos cursos na UFSC Blumenau será a realização de uma consulta externa, inclusive com a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Blumenau no mês de maio, em data a ser definida. Para operacionalizar essa consulta externa, foi criada uma comissão, designada pela Portaria 059/2023/BNU. Segundo o professor Adriano, a ideia é que sejam ouvidos os estudantes e professores do Ensino Médio, além de sindicatos de empresas da região.

Para conferir a apresentação completa feita na audiência, clique aqui.

Tags: audiênciaaudiência públicaexpansãonovos cursos