UFSC Blumenau realiza encontro de recepção aos estudantes internacionais

10/03/2023 13:30

Nesta quinta-feira, 9 de março, o Campus Blumenau da UFSC promoveu um encontro de recepção aos estudantes de origem internacional que ingressaram no semestre 2023.1. O evento foi realizado no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e contou com a participação de cerca de 30 estudantes, da equipe da direção do campus, de alguns setores que prestam atendimento direto ao aluno e dos coordenadores de curso.

Essa foi a primeira vez que o campus realizou um evento específico para estudantes internacionais. A demanda surgiu devido ao número expressivo de alunos vindos de outros países. O diretor Adriano Péres deu as boas-vindas aos discentes e falou sobre a estrutura que o campus oferece. “É muito bom ouvir sotaques diferentes da nossa Língua Portuguesa”, disse. Adriano também falou brevemente sobre a colonização do Brasil e de Santa Catarina. “Temos uma diversidade cultural muito grande e queremos que vocês se sintam acolhidos aqui em Blumenau”, completou.

O vice-diretor Rafael dos Reis Abreu também saudou os estudantes. “É uma honra e um prazer conhecer cada um de vocês, que deixaram seus familiares e amigos e tomaram a decisão desafiadora de vir estudar em outro país. A diversidade cultural é um patrimônio da humanidade e o intercâmbio de ideias é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse. “Sejam bem-vindos e sucesso! Espero que no fim dessa jornada aqui, vocês deixem um pouco da cultura de vocês e levem um pouco da nossa”, finalizou.

Na sequência, os coordenadores de curso e os estudantes se apresentaram brevemente. Depois foram apresentados a Secretaria Acadêmica e o Guia do Estudante, onde os alunos encontram diversas orientações sobre sua vida acadêmica; o Núcleo Pedagógico (NuPe), que oferece orientação pedagógica e psicológica; e o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), que auxilia os alunos a terem acesso aos programas de permanência da UFSC.

A estudante Jemima Paula Domingos Zongo, de 24 anos, é angolana e está morando em Blumenau há apenas duas semanas. No entanto, ela já está no Brasil desde setembro de 2022, quando ingressou na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará. Ela conta que ainda está em fase de adaptação, mas que está se sentindo bem recebida. “Já passei por situações desconfortáveis, mas a maioria das pessoas são simpáticas e receptivas. A cidade é muito calma e sossegada”, avalia a aluna, que tem familiares em Criciúma.

Jemima escolheu o curso de Engenharia de Materiais. Ela conta que está com uma grande expectativa e que seu desejo é buscar a inserção no mercado de trabalho. “É uma área difícil, onde poucos conseguem se destacar. Mas é no desafio que as pessoas têm mais oportunidade para evoluir. Vou fazer o meu melhor”, completa.

João Gaspar Alegria Noé, de 21 anos, também é de Angola, mas já está no Brasil há dois anos. Além dele, mais três irmãos vieram para cá; dois estão no Ceará e um estuda no Campus Araranguá da UFSC. João cursava Serviço Social na Unilab e agora ingressa em um mundo totalmente novo na Engenharia de Materiais. “Lá eu estudava como lidar com as pessoas, e aqui o curso é muito mais técnico e prático. Mas estou empolgado, pretendo me formar e trabalhar nessa área”, disse.

Para fechar a programação de boas-vindas do semestre 2023.1, ainda serão realizados mais três minicursos pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape). Confira abaixo quais são e faça sua inscrição:

11 de março
Minicurso de Química Orgânica
Conteúdo: grupos funcionais, nomenclatura, isomeria e reações orgânicas
Ministrante: Eduardo Cardoso Marques
Local: Curso on-line, realizado pelo Ambiente Moodle Grupos e com interações por outras plataformas
Quantidade de vagas: 50

14 de março
Minicurso prático de Funções inorgânicas
Conteúdo: ácidos, bases e sais. Cálculo de PH e reações de neutralização
Ministrante: Eduardo Cardoso Marques
Local: Laboratório de Química (B011)
Quantidade de vagas: 25
Clique aqui para se inscrever
Obs.: Para participação na atividade é obrigatória a utilização de jaleco (avental, guarda pó), calças compridas e calçados fechados (não trabalhar de sandálias ou chinelos, bermudas ou similares), além de manter presos os cabelos longos ao realizar qualquer experiência no laboratório.

Minicurso de Sistemas de equações e Inequações
Conteúdo: Resolução de equações e inequações envolvendo expressões algébricas com radiciação. Resolução de equações e inequações envolvendo expressões algébricas com módulo.
Ministrante: Pablo Cesar Serrano Arâmbulo
Local: Sala A202 (Bloco A)
Quantidade de vagas: 50
Clique aqui para se inscrever