Coperve lança podcasts sobre as obras literárias para o Vestibular UFSC 2024

02/02/2023 12:58

Os estudantes que pretendem se candidatar ao ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelo Vestibular UFSC 2024  já podem acessar gratuitamente podcasts que abordam as obras de literatura indicadas no programa da disciplina de Literatura Brasileira. O acesso está disponível neste link. Além de conhecimentos relacionados à Literatura Brasileira e seus autores mais expressivos, a prova pretende verificar a leitura e a compreensão de seis obras.

Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) ressalta que, embora disponibilize podcasts que abordam o conteúdo dessas obras, é imprescindível que o candidato faça a leitura delas na íntegra e conheça o contexto histórico, social, cultural e estético de cada uma.

As obras são as seguintes:

• Úrsula  (romance)
    Autora: Maria Firmina dos Reis
  • Torto Arado (romance)
    Autor: Itamar Vieira Júnior
    Editora: Todavia
  • A alma encantadora das ruas (crônicas)
    Autor: João do Rio
  • Velhos (contos)
    Autor: Alê Motta
    Editora: Reformatório
  • O ano em que meus pais saíram de férias (roteiro)
    Autores: Cláudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert
    Disponível em: https://aplauso.imprensaoficial.com.br/edicoes/12.0.813.445/12.0.813.445.pdf
  • O mez da gripe  (romance experimental)
    Autor: Valêncio Xavier
    Editora: Arte e Letra

Programa das disciplinas já está disponível

O programa das disciplinas que farão parte do Vestibular UFSC 2024 já pode ser consultado pelo link: https://coperve.ufsc.br/proximos-vestibulares/  O conteúdo engloba Matemática, Biologia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, História, Geografia,  Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além de uma segunda língua (inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e libras).

Na disciplina de História, de forma suplementar, estão sugeridas obras referentes ao estudo da história global, do Brasil e de Santa Catarina. Na disciplina de Geografia, também de forma suplementar, há sugestões bibliográficas relacionadas ao estado de Santa Catarina.

A presidente da Coperve, Maria José Baldessar, ressalta que, apesar de a data de realização do Vestibular UFSC 2024 ainda não estar definida, a disponibilização antecipada dos podcasts ajuda os candidatos a organizarem os estudos para o concurso com calma e antecedência.

Notícias da UFSC

Tags: CopervelivrospodcastVestibular