Engenharia Têxtil realiza workshops para crianças e adolescentes em projeto social

17/11/2022 10:17

Professoras e alunas do curso de Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau realizaram na semana passada, dia 8 de novembro, dois workshops de aplicação de stencil em tecidos com pigmentos naturais na Associação de Educação Complementar Puro Amor, localizada no bairro Velha, em Blumenau. A ideia da atividade surgiu nas Práticas Curriculares de Inovação e Desenvolvimento Regional e Interação Social (PIDRIS), e se tornou um projeto de extensão.

A associação atende crianças e adolescentes que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Lá são realizadas diversas atividades em contraturno escolar, como música, dança, informática, artesanato, teatro e artes. Na Puro Amor os participantes também recebem apoio pedagógico e atendimento psicossocial.

Os workshops foram ofertados para crianças e adolescentes com idades entre 9 e 15 anos. Da UFSC Blumenau, participaram as alunas Larissa Klen Aragão e Sarah Ferreira, além das professoras Maria Elisa Philippsen Missner e Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar. “O objetivo central é a interação social com as crianças e a demonstração do processo de desenvolvimento dos pigmentos com materiais caseiros e de fácil acesso aplicados em stencil. O intuito do projeto é despertar o interesse das crianças para conhecerem mais sobre o curso, sobre materiais têxteis e o meio ambiente”, conta a professora Maria Elisa.

Para a aluna Sarah, participar dos workshops foi uma experiência bastante especial e gratificante. “O projeto foi pensado com muito carinho para que as crianças pudessem fazer suas próprias camisetas, de maneira fácil e com materiais encontrados em casa, a fim de estimular sua criatividade. Ficamos muito felizes com o resultado e as crianças com suas novas t-shirts personalizadas por elas mesmas. Já estamos pensando nos próximos projetos a serem realizados”, avalia.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: Engenharia TêxtilExtensãopidrisworkshop