Estudantes criam armário automatizado que funciona com o cartão da UFSC

08/09/2022 14:55

Um grupo de alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Blumenau criou um armário automatizado que funciona com o cartão da UFSC. O trabalho foi desenvolvido na disciplina Projeto Integrador, da 7ª fase, sob orientação dos professores Adriano Péres, Fábio Rafael Segundo e Luiz Antonio Maccari Junior.

A equipe, formada pelos alunos Fernando Luiz Nery Oechsler, Lucas Endo Prestes, Vinícius Pereira e Robson Renan Steuck, projetou e executou um armário inteligente, conhecido comercialmente como Smart Locker, em que o usuário consegue fazer a locação, o acesso e a devolução com cartões RFID (tecnologia utilizada no cartão da UFSC). “Isso permite uma identidade digital do usuário e a facilidade para um controle de acesso em um banco de dados manipulado por um microcontrolador, resolvendo toda problemática do uso de chaves”, explicam os membros da equipe.

Os armários funcionam da seguinte forma: o usuário seleciona a opção “Alugar” e passa o seu cartão. A partir desse momento, apenas o cartão cadastrado consegue abrir o armário. Enquanto o armário estiver “alugado”, a pessoa pode acessá-lo quantas vezes quiser utilizando a opção “Acessar”. Quando não quiser mais usar, é só selecionar a opção “Devolver”. A partir desse momento o armário não fica mais vinculado ao cartão e fica livre para outro usuário utilizar. Confira abaixo um vídeo demonstrativo de como o armário funciona:

Para os estudantes, o projeto trouxe grande experiência nas áreas em que foi aplicado, e demandou bastante trabalho e empenho do grupo. “Tivemos inúmeros problemas durante o processo, desde as simulações do mecanismo de abertura até a materialização do armário, mas com o auxílio dos professores os mesmos foram superados”, avaliam.

O grupo também levantou alguns pontos para futura aplicação do projeto, como por exemplo, o pagamento através dos cartões RFID e utilização de visão computacional para reconhecimento facial. Para os alunos, a atividade prática proporcionou uma grande bagagem de conhecimento. “Foi um grande aprendizado para todos os envolvidos, não apenas tecnicamente, mas também no gerenciamento de tempo e trabalho em grupo”, concluem.

A ideia agora é aplicar o projeto na Sede Acadêmica da UFSC Blumenau, com o início pelos laboratórios do Bloco B. Após um período de testes, o objetivo é que fique disponível para utilização por todos os alunos do campus.

Tags: Engenharia de Controle e AutomaçãoProjeto Integrador