Semestre 2022.2 inicia com eventos de recepção aos estudantes

26/08/2022 10:14

No dia 25 de agosto, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu início ao semestre letivo de 2022.2. No Campus Blumenau, foi realizada a recepção aos estudantes no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira em dois momentos: de manhã, das 9h45 às 10h30; e no período noturno, das 18h às 19h. Além de conhecer os serviços ofertados por alguns setores, os novos estudantes também puderam emitir o cartão do Restaurante Universitário (RU).

Estiveram presentes representantes do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), Núcleo Pedagógico (NuPe), Secretaria Acadêmica e a Biblioteca. Além dos setores, participaram também as Coordenações de Cursos e as organizações estudantis do Campus Blumenau: Centros Acadêmicos (CAs), Integre Jr. (empresa júnior), ACUB (atlética), coletivos e UFSC Titans (equipe de eSports).

O professor Adriano Péres, diretor do campus, deu as boas-vindas aos estudantes nos dois períodos. “Vocês estão ingressando em uma Universidade de qualidade. Os nossos cursos de graduação que já foram avaliados são os melhores de Santa Catarina e estão entre os cinco melhores do Brasil”, ressaltou o diretor, que também agradeceu a presença de todos nos eventos de recepção. “Estamos muito felizes em recebê-los aqui hoje. Obrigado por escolherem a UFSC Blumenau”, disse o diretor.

Jhonatan dos Santos é calouro do curso de Engenharia Têxtil. Antes de vir estudar na UFSC Blumenau, ele cursou dois anos de Jornalismo, em duas instituições de ensino diferentes. Atualmente ele trabalha na Círculo, em Gaspar, cidade onde mora, que foi o que o motivou a mudar de área. “Estou bastante animado para iniciar o curso. Como estou trabalhando no setor, estou bem curioso para aprender um pouco mais sobre todo o processo têxtil”, disse.

A caloura Gabriele Felipi escolheu um curso em que se identifica desde os 15 anos. Ela ingressou no Bacharelado em Química influenciada pelo padrasto, que é técnico na área. A estudante conta que desde o ensino médio começou a pesquisar instituições de ensino que ofertam o curso, mas de uma coisa tinha certeza: buscava a qualidade da universidade pública. “Fiz o vestibular para outros estados também, mas quando vi que tinha bacharelado aqui em Blumenau, optei pela UFSC”, disse. Natural de Timbó, ela agora veio morar em Blumenau para estudar, onde já conseguiu um apoio importante. “Minha colega de república está na 3º fase do curso e já está me passando algumas dicas”, revela Gabriele.

Aulas inaugurais

Além da recepção no dia 25 de agosto, a UFSC Blumenau também prepara duas aulas inaugurais que marcam o início do semestre 2022.2. Confira mais informações sobre cada uma delas abaixo:

A Importância da Engenharia para a Humanidade
Ministrante: Meyre Hugen Floriani
Data e horário: 29/08 às 9h30
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira

Pi-Lattes para Licenciatura
Ministrante: Roger Behling
Data e horário: 29/08 às 18h30
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira

Visita do Reitor

No dia 1º de setembro, a UFSC Blumenau receberá a visita do reitor Irineu Manoel de Souza e sua equipe. O cronograma da visita prevê um momento de conversa com os estudantes e também com os servidores, conforme abaixo: