Irineu Manoel de Souza é nomeado novo reitor da UFSC

05/07/2022 12:16

Parte da equipe das pró-reitorias e secretarias presente no momento de entrada do reitor e da vice-reitora no Gabinete da Reitoria. O registro demonstra a forte presença feminina na nova gestão. (Foto: Henrique Almeida/Agecom)

O novo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é o professor Irineu Manoel de Souza. O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 5 de julho, a nomeação de Irineu para o para o cargo de reitor para os próximos quatro anos. O Decreto foi assinado pelo Presidente da República e pelo Ministro da Educação.

Irineu e a vice-reitora Joana Célia dos Passos se dirigiram para o primeiro dia de trabalho no Gabinete da Reitoria às 8h desta terça-feira, acompanhados da maior parte da equipe das pró-reitorias e secretarias, formada por um número equilibrado de homens e mulheres.

O reitor salientou que esse dia representa uma vitória da comunidade universitária. “Pensem na Universidade, em dedicar esses próximos quatro anos à Universidade Federal de Santa Catarina, esse é o nosso sentido aqui, não temos outra prioridade. Atendimento com todo o carinho dos estudantes, técnicos-administrativos e docentes. Administrar é doação, temos que nos doar à causa para colocar em prática nosso programa de gestão, que expressa o sonho de muita gente, durante muitos anos”, disse Irineu.

As portarias de nomeação da equipe de pró-reitores e secretários serão publicadas no DOU na quarta-feira, com a data desta terça. O reitor também informou que as portarias dos diretores e coordenadores das equipes internas devem estar finalizadas até sexta-feira.

(Foto: Henrique Almeida/Agecom)

Joana Célia dos Passos e toda a equipe de pró-reitores e secretários serão nomeados nesta terça. Joana ressaltou que a esperança e o afeto devem ser marcas desta gestão. “Para nos doar temos que estar bem, afetivamente, psiquicamente, e coletivamente. Representamos, nós, um projeto que foi aclamado pela comunidade universitária. Esta universidade vai ser afetiva, fazer política do afeto, ainda assim sendo duros e assertivos quando preciso. Somos esperança, coletivamente. Agradeço e vamos fazer a UFSC que a gente sempre sonhou e que sabemos que somos capazes de fazer”, agradeceu a vice-reitora.

A cerimônia de posse está agendada para a sexta-feira, 8 de julho, às 10h no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Sobre Irineu Manoel de Souza

Irineu Manoel de Souza atuou como diretor do Centro Socioeconômico (CSE) até sua eleição para reitor. Ingressou na UFSC em 1974, como servidor público na carreira administrativa, tendo dirigido o Departamento de Administração Escolar e o Departamento de Recursos Humanos da UFSC. Em 2010, ingressou por concurso no magistério público federal. Irineu é mestre em Administração (UFSC) e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Lotado no Departamento de Administração do CSE, é professor na Graduação e também na Pós-Graduação em Administração. Nascido em São Pedro de Alcântara, Irineu tem 66 anos.

(Foto: Henrique Almeida/Agecom)

Sobre Joana Célia dos Passos

Joana Célia dos Passos atuou, até sua nomeação como vice-reitora, como diretora do Centro de Ciências da Educação (CED). Professora há 39 anos, sendo 29 no ensino superior, Joana é mestra e doutora em Educação pela UFSC. Exerce a docência no Departamento de Estudos Especializados em Educação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Pós-Graduação Interdisciplinar de Ciências Humanas (PPGICH). A professora Joana tem experiência na concepção e execução de políticas públicas para a educação, tendo coordenado a formulação de políticas de educação de jovens e adultos para trabalhadores(as) rurais (CUT e Ministério da Educação) e atuado como consultora da UNESCO e do PNUD na formulação de políticas de EJA. As relações raciais na América Latina foram o tema de seu pós-doutorado na Universidad Autónoma de México (UNAM). Tem grande experiência com movimentos sociais e participação importante nas lutas antirracistas e feministas. Participou da criação da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da UFSC durante a gestão de Luiz Carlos Cancellier (2016). Joana nasceu no município de Rio Negro, no Paraná, e tem 58 anos.

Notícias da UFSC

Tags: nomeaçãoreitor eleitoreitoria