Curso de Licenciatura em Matemática é reformulado e terá novo currículo a partir de 2023.1

29/06/2022 09:26

Estudantes do curso participam da organização de Feiras de Matemática

A partir do semestre 2023.1, o curso de Licenciatura em Matemática da UFSC Blumenau terá um novo currículo. A aprovação final foi feita em reunião da Câmara de Graduação, realizada no dia 22 de junho. Entre as principais mudanças, a redução da duração do curso, que antes era de quatro anos e meio e passa a ser de quatro anos.

A mudança no currículo foi motivada por alterações na legislação brasileira que rege o ensino superior, principalmente em relação à curricularização da extensão. Os ingressantes a partir de 2023 deverão cumprir 10% da carga horária total com a participação em cursos e projetos de extensão.

Estudantes dão aulas de preparação para a OBMEP, no LEMA

Por iniciativa de seus professores, o curso já desenvolve diversos projetos que colocam os estudantes dentro da realidade escolar do Vale do Itajaí, como por exemplo as Feiras de Matemática, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA), o projeto “Matemática financeira para crianças” e atividades voltadas às Olimpíadas de Matemática (SOMA). Nesses projetos e espaços, os estudantes do curso se aproximam, ao longo de toda a graduação, da sua futura profissão. Muitos deles ainda recebem uma bolsa mensal para isso.

O objetivo do curso continua sendo formar professores da Educação Básica, mas que também possuam o conhecimento necessário das linhas de pesquisa para o ingresso em programas de pós-graduação. “A concepção do novo Projeto Pedagógico é resultado de diálogos e análises em nossa comunidade acadêmica, visando tornar o curso de Licenciatura em Matemática mais atrativo, dinâmico, fluido e aderente às novas diretrizes curriculares”, afirma o coordenador Francis Felix Cordova Puma.

Trabalhos de Conclusão de Curso já apresentados

O Curso de Licenciatura em Matemática começou a ser ofertado pela UFSC Blumenau em 2014. Desde então, figura entre os melhores do país e a expectativa da coordenação é torná-lo ainda melhor. “Considera-se que um bom professor de Matemática faz toda a diferença na vida de seus alunos e, baseados nesse ideal, o curso receberá os novos alunos e continuará formando professores, seja para o ensino tradicional, a educação do campo, a educação de jovens e adultos, a educação profissional e tecnológica ou ainda para cursos pré-vestibulares”, ressalta o professor Francis.

Com mais de 30 professores já formados, o curso é ofertado em dois turnos: aqueles que ingressam no 1º semestre do ano frequentam o curso matutino, enquanto os alunos que iniciam o curso no 2º semestre, estudam no período noturno.

Para conferir como ficou o novo currículo, acesse o site do curso.

Tags: Câmara de GraduaçãocurrículoMatemática