Pró-Reitoria de Pós-Graduação publica edital de bolsas para ingressantes por meio das ações afirmativas

15/02/2022 14:10

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou o Edital n.º 1/2022/PROPG/UFSC, que estabelece as normas do processo seletivo para o Programa Suplementar de Bolsa Estudantil. O programa visa proporcionar auxílio financeiro para a permanência dos estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu que tenham ingressado por meio da política de ações afirmativas.

São disponibilizadas 15 bolsas de mestrado e 10 de doutorado, que poderão ser implementadas a partir de março ou abril até agosto de 2022 e não podem ser acumuladas com outras bolsas concedidas pelas agências de fomento. O valor mensal será de R$ 1.500,00 para bolsas de mestrado, e R$ 2.200,00 para as de doutorado. As bolsas poderão ser renovadas por meio de editais subsequentes e de acordo com a disponibilidade financeira.

Os recursos são da própria UFSC, provenientes dos valores recolhidos pelos serviços de reconhecimento de diplomas de pós-graduação expedidos por instituições estrangeiras e pelos cursos de especialização lato sensu. “São bolsas criadas dentro da Universidade Federal de Santa Catarina. É uma atividade inovadora mesmo em termos de universidades federais, e ela é específica para consolidar e garantir a permanência daqueles que entram pelo programa de ações afirmativas na pós-graduação”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, Cristiane Derani. “Isso demonstra a seriedade da nossa política de ações afirmativas na pós-graduação, que foi aprovada em dezembro de 2020 e agora já entra no seu segundo ano de execução com 35 bolsas, o que nos deixa muito contentes”, complementa a pró-reitora.

As inscrições deverão ser feitas pelos programas de pós-graduação de 28 de fevereiro a 4 de março. Podem ser indicados estudantes que ingressaram em 2021 e 2022 por meio da política de ações afirmativas ou mesmo pela ampla concorrência, desde que tenham se candidatado a uma vaga pela política de ações afirmativas.

Notícias da UFSC

Tags: Bolsa Estudantilpós-graduaçãoPROPG