Nota da Direção: Esclarecimento sobre a Fase 2

08/02/2022 09:27

A Direção da UFSC Blumenau esclarece sobre as novas medidas para a retomada gradual das atividades presenciais dos servidores a partir de 14 de fevereiro – Fase 2, publicada pela Reitoria no dia 7 de fevereiro por meio da Portaria Normativa 421/2022/GR, a qual complementa a Portaria Normativa 416/2021/GR, publicada em dezembro.

A entrada na Fase 2 a partir de 14 de fevereiro de 2022 é, efetivamente, a implantação dos planos que cada setor elaborou durante a chamada Pré-Fase 2. É o momento, portanto, de pôr em prática os planejamentos elaborados desde setembro de 2021, os quais foram pré-aprovados pela Direção. Os setores que quiserem alterar os planos podem fazê-lo gradualmente. A Direção em breve definirá o período de ajustes dos planos e os encaminhará à Reitoria. Caso as alterações sejam urgentes, elas podem ser encaminhadas para o e-mail da Direção ().

Considerando que o Guia de Biossegurança da Pré-Fase 2 é mais restritivo que o atual (Fase 2), não há urgência em alterações dos planos já efetuados, devendo sim, serem colocados em prática a partir do dia 14 de fevereiro. O procedimento para reservas de salas continua o mesmo durante a Fase 2.

Como as atividades acadêmicas permanecerão remotas até o final do semestre 2021-2, os setores devem dimensionar o atendimento externo à comunidade para esta realidade. Setores em que haja servidores em grupos de risco, em férias ou de licença de qualquer natureza também devem considerar esta realidade e divulgar em seus planos a forma e os horários de atendimento, seja ele presencial ou remoto.

Salientamos que a portaria traz uma orientação geral e as particularidades dos setores serão consideradas conforme os planos. A Direção pretende chamar um encontro com as chefias imediatas dos diversos setores (acadêmico e administrativo) já na próxima semana visando prestar mais informações.

Por fim, lembramos que o Conselho Universitário (CUn) aprovou a volta das aulas presenciais a partir do semestre letivo de 2022-1. Para a pós-graduação, a partir de 7 de março, e para a graduação, a partir de 18 de abril.

Cordialmente,
A Direção.

Tags: CoronavírusCovid-19Fase 2Nota da Direçãovolta presencial