Inscrições abertas para o Desafio de Inovação UFSC Blumenau e Texneo

13/01/2022 09:07

Atualizada em 20/01/2022 às 14:55

Estão abertas as inscrições para o Desafio de Inovação UFSC Blumenau e Texneo, que tem como objetivo aproximar as relações entre a universidade e o setor produtivo da região. Alunos de graduação, de pós-graduação e servidores técnicos-administrativos do campus podem participar e professores podem se inscrever para serem mentores. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de fevereiro.

Estão sendo propostos cinco desafios. No momento da inscrição, o candidato deve informar em qual desafio deseja participar. Os integrantes de cada equipe deverão realizar uma visita na empresa, mediante agendamento, conforme as datas estipuladas no cronograma.

A apresentação dos Pitchs será de forma presencial, no Centro de Inovação de Blumenau, no dia 5 de abril. Os três projetos que mais se destacarem ganharão um kit especial Texneo. Além disto, caso a empresa selecione alguma ideia para ser implementada, a equipe ainda receberá uma premiação em dinheiro. Serão R$ 600,00 para cada integrante da equipe vencedora, sendo no máximo cinco integrantes por equipe.

>>> Para fazer sua inscrição, clique aqui.

O desafio é coordenado pelas professoras do Campus Blumenau da UFSC Ana Julia Dal Forno e Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, em parceria com o Laboratório de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação (LABTEI) e o projeto “IdeAção Ideias Universitárias Inovadoras”, aprovado no Programa de Apoio ao Empreendedorismo Universitário Inovador no Estado de Santa Catarina da Fapesc.

Confira abaixo a descrição dos desafios e o cronograma completo:

1. Aprimorar o aproveitamento das agulhas do tear
A malharia possui um grande desafio na gestão das agulhas utilizadas para tecer as malhas. O processo de tecimento gera um desgaste por fricção diferente para cada tipo de ponto e fio. Dependendo do desgaste, essa agulha pode gerar defeitos em alguns tipos de malhas, enquanto em outros tipos tece sem problemas. Considerando o alto custo das agulhas, o desafio consiste em como obter um melhor aproveitamento da vida útil de uma agulha, levando em consideração o seu desgaste, as diferenças de cada malha e os tempos de setup e tecimento de cada tear (não atrapalhando a produtividade).

2. Utilização de malhas para têxteis técnicos
O mercado de têxteis técnicos está em plena ascensão, e este desafio busca expandir os horizontes de aplicação das malhas sintéticas, além da confecção de roupas. Por isso, a oportunidade está em entender qual mercado poderia ser alcançado, e como poderia ser fornecido este têxtil técnico a partir de malhas sintéticas.

3. Tingimento ecológico para malhas sintéticas
O desenvolvimento de maneiras mais sustentáveis de produção é um grande foco das indústrias na atualidade. Este desafio procura avançar neste sentido, por meio de um desenvolvimento de alternativas sustentáveis relacionadas ao tingimento, a exemplo de corantes naturais, redução do uso de água, insumos sustentáveis, entre outros.

4. Automatização de estoques intermediários
Este desafio está relacionado a estruturar uma movimentação automatizada do estoque de fios, com inteligência para gestão de endereços, considerando questões de volume e periodicidade de uso dos fios.

5. Gestão da inovação
Estruturar modelo de captação de ideias, capacitação dos colaboradores, para que junto a equipe de apoio, busquem soluções inovadoras para o seu cotidiano.

Cronograma
• 08/02/22 - prazo de inscrição para estudantes, professores e TAEs através do preenchimento do formulário
• 11/02/22 - retorno das inscrições e divulgação dos integrantes de cada grupo
• 14/02 a 18/02 - data para as equipes realizarem a visita na Texneo (a ser agendada com cada grupo)