Câmara de Graduação aprova reajuste de bolsas de monitoria para 2022

12/11/2021 15:33

A Câmara de Graduação aprovou, em reunião nesta quarta-feira, 10 de novembro, um reajuste nas bolsas do Programa de Monitoria e Monitoria Indígena e Quilombola a partir de 2022. O reajuste foi solicitado à Câmara pela Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico (CAAP/Prograd).

“Entendemos como necessário o reajuste, pela valorização da atividade acadêmica de monitoria, que é de grande importância para inúmeras disciplinas e estudantes em todas as unidades de ensino da UFSC”, destacou a coordenadora da CAAP, Janaina Santos. As bolsas não recebiam reajuste desde 2008.

O reajuste foi de R$ 364,00 para R$ 472,80 na bolsa, e o auxílio transporte passou de R$ 90,00 para R$ 132,00 a partir do início do semestre letivo de 2022.1. A remuneração total ficará em R$ 604,80, pagos proporcionalmente aos dias trabalhados, a partir do semestre 2022.1.

“Trata-se de uma medida fundamental para a manutenção, durante todo o semestre letivo, do vínculo de estudantes monitores e monitoras do programas de monitoria, atividades diretamente relacionadas a um dos objetivos fins desta universidade, o ensino”, salienta o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos.

O pró-reitor acrescenta que o reajuste também acordado com a Secretaria de Planejamento e Orçamento da UFSC, que, juntamente com a Prograd, promoveu a adequação do orçamento para comportar os novos valores. Com o reajuste, o orçamento total do Programa de Monitoria e do Programa de Monitoria Indígena e Quilombola para 2022 passam de R$ 2.560.560,00 para R$ 3.469.132,80.

Parecer aprovado

O parecer aprovado por unanimidade pela Câmara de Graduação foi apresentado por Tainá Torres Mesquita, representante discente na Câmara. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) ressaltou, nas redes sociais, a importância da decisão. “O Programa de Monitoria é uma das formas que os estudantes buscam ajuda para tirar suas dúvidas e compreender melhor o conteúdo ministrado em sala de aula. Para os estudantes monitores, a bolsa monitoria é uma fonte de renda para sua permanência dentro da universidade, além de contribuir para o desenvolvimento do estudante. O Programa de Monitoria Indígena e Quilombola, visa a integração e busca contribuir para a permanência dos estudantes indígenas e quilombolas na universidade”, escreveu a entidade na publicação.

Mais informações:
monitoria.ufsc.br