Equipe da UFSC Blumenau está em 1º lugar após duas etapas do Desafio Moda Amanhã

09/09/2021 17:01

A equipe da UFSC Blumenau está em 1º lugar após as duas primeiras etapas do Desafio Moda Amanhã, iniciativa criada pela plataforma de inovação Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que conecta indústria, varejo, universidades, estudantes e comunidade de todo o estado. O desafio deste ano é totalmente digital e foi criado em conjunto com empresas parceiras para estimular a soluções de problemas reais enfrentados por elas.

Com a primeira colocação nas duas etapas já realizadas até aqui, a equipe formada pelas alunas do curso de Engenharia Têxtil Caroline Habitzreuter, Edna Regina Evaristo, Gabriela Lavrati, Gabriela Simon e Priscila Faiad Carvalho, e coordenada pela professora Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, segue na liderança da competição. Na primeira etapa, as alunas apresentaram uma solução ao desafio proposto pela empresa Marlan. Já na segunda, o Museu Hering trouxe a questão “Como levar o Museu para todos” e a equipe da UFSC Blumenau permaneceu em primeiro lugar no ranking geral de pontuação.

Foto: reprodução Instagram

A aluna Caroline Habitzreuter conta que a participação tem exigido bastante das alunas, mas que, ao mesmo tempo, tem sido gratificante. “Está sendo uma experiência bem diferente de tudo que já vivi e participei. São literalmente desafios que exigem o nosso máximo, mas que ao fim de cada etapa todo o esforço realizado se transforma em gratidão. Conhecemos pessoas incríveis, que nos ajudam a dar nosso melhor, sem contar todo o aprendizado que o Moda Amanhã vem nos proporcionando”, conta.

Carol também falou sobre a sensação de estar liderando o Desafio. “Ficar em primeiro lugar é sempre uma alegria! Mas isso só foi possível porque trabalhamos em equipe, cada um com suas qualidades, transformando cada projeto em algo extraordinário e factível. Por isso agradeço imensamente as meninas que estão participando junto comigo”, finaliza a futura engenheira.

O Desafio Moda Amanhã contará ainda com mais duas etapas e segue até 17 de dezembro. Ao final das quatro etapas, cada estudante da equipe vencedora receberá uma bolsa de estudos no valor de R$ 5mil. Para acompanhar os próximos resultados, siga o SCMC no Instagram.

Sobre o Desafio

Cada ano o SCMC elabora propostas inovadores de integração entre empresas e universidades parceiras. Este ano o evento conta com a participação de mais de setenta estudantes, quatorze instituições de ensino e diferentes empresas da região. As temáticas abordadas nos desafios são bem variadas e perpassam por temas emergentes como sustentabilidade e inovação em meio ao cenário pandêmico que estamos vivendo.

O curso de Engenharia Têxtil da UFSC Blumenau participa do evento desde 2017. A coordenadora da equipe conta que as alunas estão bem envolvidas no desafio. “Elas estão se dedicando ao máximo e apresentando soluções assertivas e maduras. A experiência está sendo de muito aprendizado e crescimento acadêmico e profissional. Não é todo dia que se tem contato com grandes gestores de empresas da região para apresentar as ideias do desafio. Esse contato para os alunos é muito importante, pois acaba sendo conhecido por algumas empresas e isso é um diferencial”, avalia a professora Grazyella.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da professora Grazyella de Aguiar e do site scmc.com.br

Tags: Engenharia TêxtilinovaçãoModa AmanhãSCMC