3º Ciclo de Palestras do PPGNPMat acontece de 23 a 25 de agosto

10/08/2021 14:55

O 3º Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) do Campus Blumenau da UFSC será realizado de 23 a 25 de agosto. O evento será on-line e contará com palestras de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Todas as palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal da UFSC Blumenau no YouTube, sempre a partir das 17h.

Confira abaixo mais informações sobre cada palestra:

23/08 às 17h
Desenvolvimento de sensores voltamétricos para aplicações em química forense
Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Firmino de Oliveira (Grupo de Eletroquímica, Eletroanalítica e Química Forense - FFCLRP-USP)
Resumo: A análise química tem contribuído de forma significativa na elucidação de casos forenses nas diferentes esferas judiciais, como a cível, desportiva, criminal e trabalhista. O desenvolvimento de novas metodologias instrumentais de análise tem propiciado ao sistema judiciário de um modo geral, a obtenção de resultados periciais cada vez mais precisos e confiáveis no processo judicial. Nesta palestra, o autor busca inicialmente apresentar o conceito de química forense, bem como sua importância na criminalística. No tocante às análises instrumentais utilizadas em química forense, serão enfocadas as aplicações em análises de entorpecentes, bem como a importância da irrefutabilidade da prova pericial. Adicionalmente, serão apresentados métodos alternativos de análise forense de substâncias entorpecentes como cocaína, maconha, ecstasy e LSD, dotados de sensores voltamétricos recentemente desenvolvidos no grupo de pesquisa do autor. Serão discutidos tanto o preparo, quanto às diferentes plataformas e modificadores de superfície utilizados na construção destes sensores, sendo demonstrada a aplicabilidade dos mesmos em análises de entorpecentes.

24/08 às 17h
Espécies metálicas suportadas em materiais baseados em polissacarídeos: Do preparo à aplicação em catálise
Palestrante: Prof. Dr. André Ricardo Fajardo (Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos - UFPel)
Resumo: Espécies metálicas (íons ou nanopartículas) sempre atraíram a atenção de pesquisadores de diferentes áreas, principalmente na catálise. Nos últimos anos, o desenvolvimento de materiais capazes de suportar e estabilizar essas espécies metálicas tem ampliado consideravelmente as aplicações catalíticas desse tipo de material. De modo geral, os suportes podem ser preparados a partir de diferentes precursores, onde os polissacarídeos por possuírem várias propriedades interessantes têm ganhado destaque. Nesta palestra serão apresentados e discutidos alguns avanços relacionados ao desenvolvimento de sistemas catalíticos formados por espécies metálicas suportadas em materiais baseados em polissacarídeos bem como sua aplicação em catálise/fotocatálise.

25/08 às 17h
Processos avançados de oxidação eletroquímica no tratamento de águas e efluentes contendo produtos farmacêuticos
Palestrante: Prof. Dr. Salatiel Wohlmuth da Silva (Núcleo de Estudos em Saneamento Ambiental - IPH/UFRGS)
Resumo: A presença de contaminantes de preocupação emergente (CPE), especialmente os compostos farmacêuticos, no meio ambiente (águas residuais, subterrâneas, superficiais, potável, etc.), tem se destacado como problema ambiental mundial, principalmente devido à sua difícil eliminação por processos convencionais de tratamento de água e efluentes. Com o objetivo de solucionar a difícil remoção de um amplo espectro de CPE por processos convencionais, o desenvolvimento de processos avançados de oxidação eletroquímica tem crescido nas últimas décadas, por serem considerados compactos, escaláveis e automatizáveis, e livres de produtos químicos. O seminário irá abordar os recentes desenvolvimentos e desafios a respeito dos processos avançados de oxidação eletroquímica.

Para assistir as palestras, não é necessário fazer inscrição, mas caso o participante queira receber certificado, é preciso preencher o formulário eletrônico e assinar as listas de presença que serão disponibilizadas durante as transmissões.

(Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: eventopalestraspós-graduaçãoPPGNPMat