Blumenau tem banda selecionada para o V Festival de Música da UFSC

05/08/2021 11:28

A banda de Blumenau Ahab Sealife Conservation Inc. é uma das 20 atrações musicais selecionadas para o V Festival de Música da UFSC. A Secretaria de Cultura e Arte divulgou esta semana o resultado da seleção dos artistas. Ao todo, foram recebidas 39 inscrições, e a Comissão de Seleção avaliou quesitos como estrutura da letra, melodia, interpretação e apresentação do vídeo. Todas as músicas selecionadas para serem apresentadas durante o festival são autorais e inéditas.

A Ahab Sealife Conservation Inc. é formada por Gustavo Hames (guitarra), Henrique Buzzi (bateria) e Pedro Museka (baixo e vocal). Henrique é aluno da 9ª fase do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau e os outros dois integrantes são alunos da FURB. “Gostaria de aproveitar e mandar um abraço ao professor Tiago Davi Curi Busarello e aos meus colegas que também são 2017.1”, disse Henrique.

Foto: acervo da banda

O futuro engenheiro e músico conta que o nome da banda faz uma referência ao personagem Ahab, do livro Moby Dick, e também é inspirado na Public Image Ltd. (banda inglesa de pós-punk). “A gente queria um nome longo e propositalmente difícil de achar, por mais bizarro que isso seja. É uma piadinha com esse personagem, cuja obsessão de vida era achar a grande baleia branca e ter sua vingança. A ideia de uma ‘empresa de conservação da vida marinha’ com o nome desse personagem, por si só, é bem contraditória”, explica.

A origem da banda remete a 2015, quando ainda era um projeto solo de um dos integrantes (Pedro). Os três músicos possuem influências variadas, mas a base são bandas de rock alternativo, pós-punk e rock progressivo. “A gente se conhece desde a infância e, no ensino médio, criamos outra banda chamada ‘Inflasamba’. O tempo foi passando e esse projeto não ia muito pra frente, enquanto a Ahab já tinha certo reconhecimento on-line. No final, decidimos unir tudo e a A.S.C.I. (iniciais da banda) Inflasamba virou o nome do EP que iremos lançar esse ano”, revela Henrique.

Os músicos consideram que a cena de artistas autorais em Blumenau é bastante rica, apesar das dificuldades, como falta de casas de show, poucos eventos e recurso insuficiente investido no mercado. “Por diversos motivos, é difícil viver de música autoral por aqui. Mas não dá, também, pra desmerecer o trabalho de fomentadores culturais locais que temos, como os coletivos Espelho Cego, Chuva e Antítese, daqui de Blumenau”, avalia.

Foto: acervo da banda

Esta será a primeira vez que a banda participa de um festival e, de certa maneira, a primeira apresentação ao vivo também. “É de verdade a primeira vez que o público poderá ver como soamos ao vivo, como uma banda de três pessoas. Tínhamos alguns shows marcados para o começo de 2020, mas, por causa da pandemia, isso nunca chegou a acontecer. A nossa expectativa é de que será uma experiência muito positiva, já que estamos mostrando a nossa cara ao mundo pela primeira vez, praticamente. Esperamos que o festival seja uma oportunidade para que o nosso trabalho seja visto por outros músicos da região e que possamos colaborar ainda mais com a cena”, conta Henrique.

Para finalizar, Henrique faz um convite para todos de Blumenau assistirem o festival e a apresentação da Ahab Sealife Conservation Inc., que vai tocar uma música inédita que fará parte do próximo EP da banda. “Pessoal, venham curtir a cultura local! Além de nós, outros 19 incríveis artistas catarinenses serão atrações no festival e temos certeza que será um mais massa que o outro. Esperamos que vocês venham acompanhar nosso trabalho on-line e, assim que as condições permitirem, nos prestigiar com a sua presença nos shows por aí”, conclui.

>>> Conheça e acompanhe o trabalho da Ahab Sealife Conservation Inc. no Instagram, no Spotify e no Bandcamp, onde todos os materiais da banda estão disponíveis gratuitamente para download.

Para conferir a lista completa de artistas selecionados para o V Festival de Música da UFSC, clique aqui.

Sobre o Festival

O V Festival de Música da UFSC será realizado de 24 a 27 de agosto de 2021. Em virtude da pandemia do coronavírus o evento será totalmente on-line com transmissão das atrações pela internet. O Festival pretende proporcionar à comunidade apresentações nos mais variados gêneros musicais, que vão do clássico ao contemporâneo, do erudito ao popular.

Além da apresentação dos músicos selecionados, haverá 4 pockets shows com músicos ou bandas catarinenses consagradas no meio musical.

O V Festival de Música da UFSC busca incentivar e intensificar a criatividade musical, promover a integração e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes e comunidade cultural. Além disso, o evento incentiva o interesse pela música e o exercício intelectual desta atividade, difundindo a música como um dos meios essenciais de expressão cultural. O evento é uma ação da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e Departamento de Cultura e Eventos (DECEVEN).

(Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau e Secarte)

Tags: arteculturaFestival de Música da UFSC