Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência aceita inscrições até 8 de junho

08/03/2021 13:23

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, marca o início do período de inscrições da premiação da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), voltada à visibilidade das mulheres cientistas da instituição. O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência se destina a inspirar a comunidade científica interna e externa nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para diminuir a assimetria de gênero na ciência.

> Clique AQUI para conferir o edital

As inscrições serão realizadas através do portal de atendimento institucional (PAI) disponível no endereço premiospropesq.ufsc.br, entre os dias 8 de março e 8 de junho. Poderão propor indicações para o prêmio: a própria interessada em concorrer; departamentos ou programas de pós-graduação da UFSC; e ex-orientados ou orientandos da pesquisadora.

A honraria será outorgado a mulheres pesquisadoras pertencente ao quadro permanente da UFSC cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço científico. A condecoração será concedida em três categorias: Júnior, Plena e Sênior:
Categoria Júnior: concedida para pesquisadoras ingressaram no quadro permanente da UFSC após 31/12/2013.
Categoria Plena: concedida para pesquisadoras ingressaram no quadro permanente da UFSC entre 31/12/2000 e 31/12/2013.
Categoria Sênior: concedida para mulheres que ingressaram no quadro permanente da UFSC antes de 31/12/2000.

De acordo com o edital, o prêmio terá periodicidade anual e será outorgado para apenas uma pesquisadora em cada categoria, em cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades, Vida, Exatas e da Terra. A premiação consiste de um diploma e de um vídeo realizado pela Agência de Comunicação da Universidade (Agecom/UFSC) para divulgação científica, a ser veiculado em canais de comunicação, compondo a Galeria de Destaques na Ciência da Propesq.

> Confira o cronograma:

ATIVIDADE DATA
Período de inscrições
(Portal de Atendimento Institucional)
De 08/03/2021 a 08/06/2021
Seleção pela Comissão Julgadora Julho de 2021 (a confirmar)
Divulgação das selecionadas Julho de 2021 (a confirmar)
Gravação do vídeo (produção presencial) A partir de agosto de 2021 (a depender do status da pandemia, podendo ser adiada)
Cerimônia de entrega do prêmio 11 de fevereiro de 2022

(Fonte: Notícias da UFSC)

Tags: cienciaDia Internacional da MulherPesquisaprêmioufsc