Entidades entregam Carta Compromisso pela Acessibilidade aos candidatos à prefeitura de Blumenau

30/11/2020 20:35

(Foto: Guilherme Santos)

Um movimento da sociedade civil encabeçado pela Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau (ACBB) e que contou com a participação de diversas pessoas e entidades ligadas à deficiência, resultou na entrega de uma Carta Compromisso pela Acessibilidade aos então candidatos à prefeitura da cidade de Blumenau, João Paulo Kleinübing e Mário Hildebrandt, na última quarta-feira (25/11). O documento, formulado coletivamente, elenca as principais demandas das pessoas com deficiência, no que tange à superação das barreiras existentes na cidade para a participação plena e efetiva desses cidadãos em igualdade de condições com as demais pessoas.

Inicialmente, divulgou-se um formulário de pesquisa com tradução em LIBRAS, em que as pessoas com e sem deficiência puderam fazer um diagnóstico da acessibilidade em Blumenau, pontuando suas principais dificuldades no que tange aos aspectos arquitetônico, urbanístico, de acesso à comunicação e à informação, nos transportes e nas atitudes discriminatórias. A partir daí, as quase sessenta respostas ao formulário foram sistematizadas, resultando na escrita de um documento contendo as principais reivindicações apontadas pelos participantes.

Assinam a carta a Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, Associação de Paradesporto Escolar de Blumenau, Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU), Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Blumenau (UFSC Blumenau) e Gentes Instituto. A íntegra do documento e as cartas assinadas pelos candidatos podem ser acessados neste link.

As entidades participantes reforçaram sua disponibilidade para com a chefia do Executivo blumenauense, sinalizando a busca pela participação nos espaços decisórios e de gestão de políticas públicas, bem como na fiscalização para efetivação das demandas já existentes.

(Camila Collato/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações das entidades participantes)

Tags: acessibilidadeblumenaueleições