Semestre excepcional terá eventos acadêmicos em formato virtual

10/09/2020 15:07

Com a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março deste ano, a UFSC, em todos os seus cinco campi e níveis de ensino, teve que se adaptar a uma nova realidade. Para que os protocolos de distanciamento social pudessem ser seguidos, as atividades de ensino, pesquisa e extensão foram suspensas e a instituição deu início ao planejamento de retomada de forma remota.

Com um calendário acadêmico excepcional, a UFSC prossegue agora com o semestre letivo 2020.1, que vai até 19 de dezembro. Mas, e os eventos, tão importantes para a formação dos nossos estudantes? Diante da inviabilidade de realizá-los presencialmente, a UFSC, pela primeira vez, promoverá os eventos institucionais de forma virtual.

Os eventos acadêmicos fazem parte da formação dos alunos da UFSC. Neles, é possível apresentar à comunidade acadêmica o que está sendo feito dentro da Universidade - no ensino, na pesquisa e na extensão - e ainda conhecer pessoas, projetos, fazer contatos e interagir com alunos e professores de outros cursos. Além disso, a participação em eventos acadêmicos gera certificado, que pode ser incluído no currículo do aluno e utilizado como comprovação de atividades extracurriculares, obrigatórias para muitos cursos.

A Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex), maior evento realizado pela UFSC, acontece todos os anos no mês de outubro, integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil. Este ano, no formato Sepex em Casa, o evento chega a sua 18ª edição, com o tema trazido pela SNCT “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A programação do evento contará com palestras ao vivo e gravadas, debates, tours nos laboratórios de pesquisa, Mostra de Ciências virtual, conversas sobre o vestibular e apresentação de cursos de Pós-Graduação da UFSC, além de minicursos e oficinas.

Na UFSC Blumenau, o 3º Seminário de Iniciação Científica (SIC) será realizado de 14 a 16 de outubro. O evento busca intensificar a divulgação dos trabalhos de pesquisa realizados pelos estudantes de iniciação científica (bolsistas e voluntários) no Campus Blumenau, oportunizando debates e intercâmbio de informações entre a comunidade acadêmica. A inscrição dos trabalhos que serão apresentados durante o evento pode ser feita até 18 de setembro.

Já nos dias 5 e 6 de novembro, a UFSC Blumenau sediará o V Mini-Workshop em Geometria Simplética, primeira edição sediada fora da região sudeste do Brasil. O encontro reunirá pesquisadores nacionais e internacionais ativos em Geometria Simplética e áreas correlacionadas. O evento pretende promover a interação entre pesquisadores, professores e estudantes, além de estimular a interiorização da pesquisa em Matemática.

Confira abaixo mais informações e o site de cada evento:

O que: Sepex em Casa
Quando: 22 a 24 de outubro
Inscrições de minicursos pelos ministrantes: até 18 de setembro
Inscrições para participantes: de 5 a 16 de outubro
Site do evento: sepex.ufsc.br

O que: 3º Seminário de Iniciação Científica (SIC)
Quando: 14 a 16 de outubro
Inscrição de trabalhos: até 18 de setembro
Site do evento: sic.pesquisa.blumenau.ufsc.br

O que: V Mini-Workshop em Geometria Simplética
Quando: 5 e 6 de novembro