Coronavírus: Laboratório da UFSC Blumenau aceita doações para produção de máscaras com tecnologia de impressão 3D

23/04/2020 13:05

O Laboratório de Expressão Gráfica (Labex), em parceria com o Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação (LABCTI), ambos do Campus Blumenau da UFSC, está solicitando doações de material a empresas e demais interessados para a confecção de máscaras de prevenção à Covid-19. O projeto está sob coordenação do professor Alex Fabiano Bueno, do curso de Engenharia de Controle e Automação, e conta ainda com uma equipe de bolsistas voluntários composta pelos estudantes Gabriel Aluizio Ludwig Fonseca, João Marcelo Tambalo Paparelli, Luiz Henrique Susin, Pedro Henrique Burigo Lemos e Thomas Adriaan Topfstedt.

Os itens estão sendo produzidos com tecnologia de impressão 3D e a proposta é fornecê-los, gradualmente, aos profissionais da rede pública de saúde de Blumenau, por meio de parceria com a Secretaria Municipal. Até o momento foi possível produzir 270 máscaras com o material arrecadado, com entrega desse primeiro lote prevista para a próxima terça-feira (28/4).

O modelo foi desenhado inicialmente pelos integrantes do projeto, com base nas orientações dos profissionais da saúde, e observadas as demais especificações técnicas exigidas para garantia da proteção individual dos usuários. As máscaras serão entregues totalmente esterilizadas já para uso imediato.

As doações de material devem ser encaminhadas aos cuidados do professor Alex Fabiano Bueno ao endereço: UFSC Campus Blumenau, Sede Acadêmica. Rua João Pessoa, n° 2750, bairro Velha – Blumenau/SC. CEP: 89036-256.

Itens para doação

Filamento de PLA 10kg (branco – 5kg e azul – 5kg)
Filamento de ABS 10kg (branco – 5kg e azul – 5kg)
250 metros de elástico
250 folhas de EVA 40x60x1.75
10 tubos de cola para EVA

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

Tags: Coronavírusdoaçãoengenhariamáscaras