Administração Central anuncia medidas de contingência na UFSC em razão da pandemia de Covid-19

13/03/2020 11:26

Atualizado em 13/03/2020 às 16h10

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou, no final desta quinta-feira, 12 de março, várias medidas a serem tomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 16. Entre elas estão a suspensão de eventos como formaturas e solenidades, além de um protocolo para a comunidade universitária em caso de viagens e contato com pessoas contaminadas.

Por ora, a decisão é não suspender a realização de aulas. “Acreditamos que, com medidas como a suspensão de eventos e a comunicação de viagens e contatos com casos confirmados, será possível prevenir que pessoas que tenham algum sintoma frequentem as salas de aulas. Outro fator importante é focar no perfil dos mais vulneráveis, como os idosos. O perfil da maioria dos nossos estudantes não se enquadra nesse grupo de vulneráveis. Isso não impede que as pessoas, estudantes, técnicos ou docentes que apresentem algum sintoma dirijam-se a um serviço médico e observem o protocolo recomendado de permanecer em suas casas,” salienta o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.

Ubaldo lembra, ainda, que os dados da pandemia serão considerados diariamente, e observando piora da situação, as aulas e atividades presenciais poderão ser substituídas por aulas on-line, caso necessário. O reitor ressalta que é necessário que as unidades acadêmicas e administrativas planejem-se previamente para a possibilidade de execução dessas ações.

Leia a nota, na íntegra, abaixo.

Nota Oficial

Considerando:

1. O aumento diário de casos provocados pelo Covid-19, no mundo, no Brasil e a recente confirmação de 2 (dois) casos em Santa Catarina;
2. As recomendações das autoridades do Ministério da Saúde, OMS e OPAS;
3. A classificação de grupos vulneráveis (idosos, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos, e imunossuprimidos em geral);
4. A necessidade de ações que, inicialmente, evitem a circulação de agentes transmissores do Covid-19 entre a comunidade universitária e, em um segundo momento, limitem a propagação;

A UFSC adota, em todos os campi, a partir de 16 de março de 2020, as seguintes medidas:

a) Suspensão de solenidades marcadas para auditórios e espaços com grande concentração de pessoas, como formaturas, eventos, shows, palestras, seminários etc.;
b) Suspensão das atividades do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti);
c) Adiamento da Sepex;
d) Suspensão de viagens de docentes, técnicos administrativos (TAEs) e discentes;
e) Comunicação por parte de discentes, docentes e TAEs às Coordenações de Curso e/ou Chefias imediatas, no caso de retorno de viagem (nacional ou internacional);
f) Comunicação por parte de discentes, docentes e TAEs às Coordenações de Curso e/ou Chefias imediatas, de eventual contato com casos confirmados;
g) Nas duas situações anteriores deve ser cumprido um período de afastamento das atividades de, no mínimo, 5 (cinco) dias, mesmo nos casos assintomáticos. Tal comunicação deve ser acompanhada das devidas comprovações, de modo a justificar a ausência;
h) Reforço nas ações de orientação, prevenção, etiquetas de contato e respiratória, além das medidas de higienização amplamente divulgadas.

Florianópolis, 12 de março de 2020.

 

UFSC esclarece principais dúvidas sobre medidas de contingência

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou, nesta quinta-feira, 12 de março, uma Nota Oficial anunciando medidas a serem tomadas a partir da próxima segunda-feira, em razão da pandemia de Covid-19.

A Agência de Comunicação da UFSC preparou estas perguntas e respostas para esclarecer à comunidade universitária as principais dúvidas a respeito das medidas. Estas informações serão atualizadas à medida que novas medidas forem anunciadas.

Eventos

Viagens

Contato com casos confirmados

Aulas

Eventos

Não haverá solenidades no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, mas qual é a orientação em relação a eventos de formatura programados em outros ambientes?

R: Eventos de formatura realizados fora da UFSC não é de responsabilidade da instituição. A decisão sobre realizá-los ou não deve ser tomada pela turma de formandos junto com o fornecedor do serviço contratado. Recomenda-se usar o bom senso e seguir as orientações dos serviços de saúde, ponderando os riscos associados a essas reuniões.

Como se darão as colações de grau?

R: A outorga de grau será feita nas Unidades de Ensino, a partir de uma organização interna destas. Os Centros serão orientados a manter as colações de grau nas datas previamente definidas, quando possível. Assim, o acesso aos diplomas pelos formandos está garantido. A presença de familiares, contudo, não será permitida.

Quais eventos estão suspensos?

R: Qualquer evento como formaturas, shows, palestras, seminários, entre outros, estão suspensos até que seja superada a atual conjuntura. Os eventos geridos pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) serão devidamente notificados. Cabe aos Centros de Ensino e Unidades Administrativas a avaliação e consequente suspensão ou adiamento dos eventos realizados em suas dependências.

 

Viagens

Qual o procedimento em relação a viagens?

R: A suspensão de viagens de docentes, técnicos administrativos e discentes, a princípio, se restringe a viagens acadêmicas. Assim, viagens administrativas para tratar de reuniões e assuntos administrativos estão mantidas, por enquanto.

E viagens particulares realizadas por servidores ou docentes?

R: Devem seguir a regra de afastamento preventivo, ou seja, não retornar ao local de trabalho imediatamente. Nos primeiros cinco dias de afastamento preventivo, a chefia imediata do servidor fará o afastamento administrativamente, mediante comprovação da viagem. Após os primeiros cinco dias, caso o servidor docente ou TAE venha a apresentar sintomas, deverá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou seu médico assistente para afastar-se do trabalho por um período mais prolongado.

Como proceder em caso de viagens de alunos?

R: Ao voltar de uma viagem nacional ou internacional, os alunos devem comunicar o fato e apresentar os comprovantes à Coordenação do curso (por meio eletrônico). A Coordenação comunicará aos professores das disciplinas, que poderão adotar o regime domiciliar previsto na Resolução 17/CUn/1997 e utilizar-se de todos os meios on-line para a apresentação de conteúdos. Este afastamento deverá ser anotado no controle de frequência dos alunos como “falta justificada”, situação a ser considerada no momento da apuração de frequência semestral dos discentes.

O período de afastamento começa a contar a partir de quando?

R: A partir do momento em que o aluno ou servidor deveria estar na UFSC para suas atividades.

 

Contato com casos confirmados

O que fazer se descobrir que teve contato com alguma pessoa que foi depois confirmada com o Covid-19?

R: Qualquer pessoa que teve contato com alguém que comprovadamente foi infectada pelo novo Coronavírus, mesmo que não apresente nenhum sintoma do Covid-19, deve realizar o afastamento preventivo de, no mínimo, cinco dias. Nestes casos, é importante informar também aos serviços públicos de saúde sobre esse contato. O serviço público poderá fornecer alguma declaração que servirá como comprovante de contato com pessoa infectada, para justificar o afastamento.

 

Aulas

Por que as aulas não foram suspensas?

R: O entendimento é que neste momento não há indicadores que apontem a Universidade como local de transmissão do vírus. Além disso, o público majoritário da UFSC é composto de pessoas não pertencentes aos grupos mais vulneráveis ao Covid-19, como idosos e pessoas com baixa imunidade. As ações atuais são no sentido de intensificar as etiquetas de higiene, de contato e respiratória (tosse) para minimizar as chances de propagação do vírus. A UFSC vai manter-se alerta à evolução da doença e outras medidas poderão ser adotadas a qualquer tempo.

Quais as orientações para as aulas?

R: As principais orientações para as aulas são em relação aos ambientes. Deve-se procurar realizar as atividades em ambientes com ventilação natural em vez de usar o ar-condicionado. Cursos de extensão e extracurriculares devem seguir essas mesmas orientações.

É melhor usar álcool em gel ou lavar as mãos?

R: Lavar as mãos sempre que possível, usando sabão, ainda é apontada como melhor ação de prevenção. Há vários vídeos e materiais demonstrando a maneira correta de fazer essa lavação. O álcool em gel também é eficiente, e deve ser usado entre as lavações.

 

Leia também:

UFSC prepara anúncio de medidas de combate ao Coronavírus

Capes orienta bolsistas sobre viagens internacionais

UFSC Entrevista: médica infectologista orienta e tira dúvidas sobre Coronavírus

UFSC orienta comunidade universitária sobre o novo coronavírus

 

(Agecom - Agência de Comunicação da UFSC)

Tags: Coronavírussaúde