Palestra aborda modelo Seis Sigma

05/03/2020 16:02

No dia 26/3, às 13h30min, será realizada a palestra Seis Sigma, o método mais eficaz para solução de problemas. O evento, promovido com apoio do Laboratório de Ciência, Tecnologia e Inovação (LABCTI), traz como convidado Ricardo Kenji Nagano (veja currículo abaixo), Diretor Presidente da RL & Associados.

A palestra é recomendada especialmente aos estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Têxtil e Engenharia de Materiais. Não é necessário inscrever-se previamente.

Sobre o palestrante

Ricardo Kenji Nagano é formado em Engenharia Química pela Faculdade Osvaldo Cruz - SP, bacharel em Ciências Físicas, Químicas e Biológicas pela faculdade de Ciência e Letras de SBC e Pós Graduado em Produção pela fundação Armando Álvares Penteado - SP, é Auditor Líder do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001 e TS 16.949) e também Examinador Líder do Prêmio Paulista de Qualidade de Gestão (PPQG). Especialista em Planejamento Estratégico com formação Black Belt Six Sigma pela Dana Corporation e Master Black Belt pela Dana University.

O que é Seis Sigma?

Desenvolvido pela Motorola em 1987, o Seis Sigma é uma implementação rigorosa, focada e altamente eficaz de princípios de qualidade comprovados e técnicas. Conquistou seguidores entre executivos e gerentes por sua capacidade de reduzir o tempo de ciclo, eliminar defeitos do produto e aumentar consideravelmente o envolvimento e a satisfação dos clientes. Para tanto, são utilizadas ferramentas tais como a metodologia Definir; Medir; Analisar; Melhorar e Controlar.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau)

 

Tags: engenhariaproduçãoSeis SigmaufscUFSC Blumenau