Solução proposta por equipe da UFSC Blumenau no Desafio Moda Amanhã é implementada por empresa

18/11/2022 13:08

Uma das soluções apresentadas pela equipe da UFSC Blumenau durante o Desafio Moda Amanhã do ano passado saiu do papel e já virou realidade para o Grupo Marlan, empresa propositora do problema. Eles acabam de lançar a Nina, um avatar influencer que agora domina as mídias sociais da marca e, utilizando as peças das coleções, interage com as crianças por meio de enquetes, vídeos, desafios e dancinhas.

O desafio proposto era diferenciar a marca premium Milli&Nina (@amomillienina) de outras marcas do Grupo Marlan. A equipe da UFSC Blumenau - composta pelas alunas do curso de Engenharia Têxtil Caroline Habitzreuter, Gabriela Lavrati, Gabriela Simon e Priscila Faiad Carvalho, com a coordenação da professora Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar - propôs a criação do avatar para comunicar a identidade e os objetivos da marca.

A aluna Gabriela Lavrati conta que antes de chegar ao avatar as estudantes identificaram como as crianças são conectadas ao digital e que esta seria uma oportunidade para a empresa, já que o objetivo é se aproximar dos consumidores. “Depois de muitas pesquisas nós escolhemos um avatar pelo fato de eles serem uma personificação de tudo que uma marca representa e deseja criar uma ponte com o público no qual se deseja conectar. Além disso, os avatares transmitem a identidade da marca de forma leve, criativa e lúdica”, conta Gabriela.

Para a professora Grazyella, essa foi uma oportunidade ótima de aproximação com o mercado de trabalho. “O Grupo Marlan era uma das 19 empresas do ramo têxtil e de confecções que precisava solucionar um desafio de mercado. Neste caso, era a diferenciação de duas marcas, uma premium e outra padrão de mercado. Chegar ao avatar foi muito interessante, pois é uma ferramenta de marketing para diferenciar o valor agregado, tanto ao consumidor quanto ao lojista”, explica.

O coordenador do Desafio Moda Amanhã, Rodrigo Zen, explica que o avatar, além de ser uma tendência e de acompanhar os jovens nas redes, também personifica o lado saudável do consumo. “Sabemos que a internet nem sempre é um ambiente seguro para as crianças e que os pais precisam ficar atentos aos conteúdos consumidos pelos filhos, já que eles estão, cada vez mais, ligados a plataformas de desenhos, tutoriais, jogos digitais, entre outros. Logo, criar um ambiente seguro e saudável de comunicação e estimular as crianças a também brincarem offline é fundamental. O avatar também tem o propósito de transmitir esses valores”, finaliza Rodrigo.

O Desafio Moda Amanhã é uma iniciativa da plataforma Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) que estimula a inovação e o pensamento crítico através da colaboração e da conexão entre a indústria criativa de SC e as universidades. No ano passado, a competição reuniu 14 instituições de ensino de todo o estado.

Serviço de Comunicação UFSC Blumenau, com informações da assessoria de imprensa do Grupo Marlan

Tags: Desafio Moda AmanhãEngenharia TêxtilSCMC