Divulgados resultados dos processos seletivos de transferências e retornos e de reopção de curso

27/09/2021 08:13

O Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou na última sexta-feira, 24 de setembro, o resultado do processo seletivo de transferências e retornos para 2021-2. Os candidatos classificados devem realizar matrícula online de 30 de setembro a 4 de outubro. Dúvidas sobre o resultado e orientações sobre a matrícula devem ser tratadas diretamente com a coordenadoria do respectivo curso.

A relação dos aprovados e lista com os e-mails dos cursos estão disponíveis no edital.

Reopção de curso

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou na sexta-feira, 24 de setembro, o resultado do Processo Seletivo de Reopção de Curso. As matrículas são feitas em duas etapas. A etapa on-line para os aprovados em primeira chamada ocorrerá de 28 de setembro a 1º de outubro, através dos sites processoseletivo20212.ufsc.br ou simig.sistemas.ufsc.br.

Todos os procedimentos, prazos, documentação exigida estão discriminados na Portaria de Matrícula, bem como as instruções e os formulários necessários para as validações de autodeclarações, para candidatos aprovados nas vagas destinadas às cotas da Política de Ações Afirmativas da UFSC.

Na etapa on-line, o candidato classificado precisa seguir todos os passos, emitir e salvar a negativa de matrícula (declaração de que não possui matrícula simultânea em outra instituição pública de ensino superior ou em outro curso da UFSC) e as autodeclarações a serem preenchidas pelos candidatos cotistas. O último passo nesta etapa é emitir e salvar o comprovante de matrícula online com protocolo.

Antes da etapa documental, os candidatos que optaram pelas vagas de cotas precisam realizar a validação das autodeclarações através do Sistema de Apoio às Validações (Sisvalida). Para isso, devem enviar os documentos às Comissões de Validação no período de 4 a 8 de outubro. Orientações e informações adicionais para envio de documentos estão na Portaria de Matrícula.

A etapa documental, de 4 a 27 de outubro, consiste no envio de documentos para as Coordenadorias dos cursos em que o candidato foi aprovado – incluindo as autodeclarações já validadas pelas respectivas comissões, no caso de candidatos cotistas. A Portaria de Matrícula traz informações sobre lista de documentos, formatos de arquivos e formas de envio, além dos endereços de e-mail das Coordenadorias de cada curso.

A segunda chamada dos aprovados no Processo Seletivo de Reopção de Curso deve ser divulgada no dia 29 de outubro.

Validações
Desde os primeiros meses da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) tem usado métodos não presenciais para validação das autodeclarações emitidas pelos candidatos que se inscreveram às vagas reservadas às cotas em processos seletivos para ingresso na UFSC. Atualmente, todas as validações necessárias à matrícula pelos candidatos de todos os campi são realizadas através do Sisvalida, um sistema online para validação dos requerimentos.

Os estudantes classificados nas modalidades de cotas devem se cadastrar no Sisvalida, informando o número do CPF e criando uma senha. É necessário informar corretamente um e-mail pessoal e ativo, pois o link para validação do cadastro é enviado para esse e-mail. Com o link, é possível fazer a confirmação dos dados cadastrais.

Em seguida, o candidato escolhe a modalidade de validação que deseja fazer: validação de renda, validação PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) ou validação de deficiência. Caso precise encaminhar documentos para mais de uma comissão de validação, o candidato deve preencher as informações e incluir documentos em cada uma das diferentes abas.

Os documentos inseridos devem estar no formato PDF, o único formato de documento aceito pelo sistema Sisvalida (com exceção do vídeo exigido pela validação de Pretos, Pardos e Negros). É recomendável salvar todos os arquivos previamente em um computador.

Na validação de renda, além de uma série de documentos, o candidato deverá preencher uma planilha informando dados de todos os membros da família, incluindo crianças e adolescentes.

A validação de pretos, pardos e indígenas é dividida em duas categorias. Para pretos, pardos e negros (PPN) é necessário, além do formulário de autodeclaração, um documento de identificação com foto e um vídeo. O Sisvalida contém orientações para o registro de vídeo e para o envio dos documentos.

Para indígenas e quilombolas, é necessário incluir um documento de identificação com foto, a autodeclaração de indígena e um documento de pertencimento emitido por autoridades indígenas ou pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os candidatos que declararam deficiência deverão informar no Sisvalida o tipo de deficiência: física, mental, intelectual, auditiva, visual ou autismo. Todos devem apresentar laudo médico, emitido preferencialmente por profissional especializado na deficiência apontada. Candidatos com deficiência auditiva ou visual deverão apresentar exames complementares, enquanto os laudos de candidatos do espectro autista devem trazer informações adicionais.

Depois de preencher cada uma das abas e enviar documentos, o candidato poderá imprimir ou salvar em seu computador o comprovante de recebimento pela comissão respectiva. Para orientar os candidatos, a Saad elaborou um manual de utilização do Sisvalida. As autodeclarações estão disponíveis em saad.ufsc.br/autodeclaracoes.

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