Avaliação da UFSC: consulta à comunidade acadêmica inicia-se nesta terça-feira, 5/11

05/11/2019 11:00

A partir desta terça-feira, 5 de novembro, a comunidade acadêmica da UFSC é convidada a participar do processo avaliativo referente a 2019, manifestando sua opinião sobre a Universidade. Um maior número de participantes traçará com mais realidade quais os problemas a serem resolvidos na instituição.

Uma das principais regras da consulta é o sigilo. O anonimato evita qualquer tipo de constrangimento e o estudante tem liberdade para indicar os pontos que julgar necessários.

Os alunos de graduação respondem questões a respeito do semestre vigente sobre Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional e Políticas de Gestão, totalizando oito questões, assim como a mesma questão discursiva dos demais segmentos da comunidade universitária. Além disso, os estudantes também realizam uma autoavaliação sobre seu próprio desempenho (10 questões); os docentes (10 questões para modalidade presencial e oito para EaD) e as disciplinas cursadas (quatro questões para modalidade presencial e oito para EaD).

Importante ressalvar que esses três últimos instrumentos são desenvolvidos pela CPA e aprovados pela Câmara de Graduação da UFSC.

Os instrumentos avaliativos utilizam a escala Likert, nos seguintes termos: “Concordo Totalmente”, “Concordo Parcialmente”, “Não Concordo, Nem Discordo”, “Discordo Parcialmente” e “Discordo Totalmente”. Para cada alternativa foi atribuída uma nota, respectivamente 5, 4, 3, 2 e 1, restando “Não se Aplica” e “Desconheço” sem valor correspondente.

Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada a partir da obrigatoriedade determinada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). Desde 2004, a realização da autoavaliação institucional – que busca a melhoria dos processos relacionados a ensino, pesquisa, extensão e à gestão – compete a CPA.

A Comissão preocupa-se com a garantia da qualidade do ensino superior e, dessa maneira, atua instigando às unidades cabíveis para melhorias do ensino e gestão da universidade pública. A autoavaliação, portanto, é uma estratégia para o autoconhecimento institucional e que, de modo consequente, viabiliza elementos que orientam as atividades acadêmicas e administrativas das Instituições de Ensino Superior.

Os questionários de autoavaliação institucional são facultativos e foram customizados para cada segmento da comunidade universitária e aprovados pela CPA. Os cinco eixos propostos no Sinaes (Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física) são desdobrados em 2019 de modo que há 15 questionamentos aos TAEs e Gestores, 16 aos Pós-Graduandos e 27 aos Docentes. Ao final do instrumento, encontrava-se ainda um campo aberto com a opção de discorrer o resultado da autoavaliação institucional anterior, questionando sobre quais ações foram tomadas para mitigar os pontos negativos apresentados.

Será elaborado um relatório pela CPA com as informações coletadas que deve ser postado obrigatoriamente no Sistema e-MEC, bem como no site da CPA. A partir do relatório serão tomadas providências para proposição e implantação de ações de melhoria das atividades acadêmicas e administrativas.

Graduação Presencial

Graduação EaD

Pós-Graduação

Docente

Gestor

Técnico-Administrativo em Educação

Mais informações: cpa.ufsc.br

 

(Fonte: Notícias UFSC/Agecom)

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