Projeto convida docentes a escreverem cartas para suas estudantes mulheres
O projeto de extensão Cartas para minhas alunas convida a todos os docentes da UFSC Blumenau a escreverem cartas de encorajamento e motivação para suas estudantes mulheres. O objetivo é fazer com que as alunas se sintam acolhidas e incentivadas por seus professores. As primeiras cartas já recebidas pelo projeto estão expostas na entrada do Bloco B, no 3º andar do Bloco A e também na entrada do Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira.
As cartas podem ser enviadas em formato de mensagem, conselho, dica, poema ou outras expressões escritas, podendo ser manuscritas ou digitadas. O autor pode optar ainda por assinar com seu próprio nome, usar um pseudônimo ou publicar de forma anônima.
O projeto é coordenado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares e tem como bolsista a estudante Laura Escudero Vergili, do curso de Engenharia de Controle e Automação. Laura conta que sua principal motivação para atuar no projeto foi acolher outras estudantes. “Principalmente aqui no Campus Blumenau, que é da área de exatas, a presença feminina ainda é menor do que a masculina. É fundamental que as estudantes que ingressam aqui se sintam acolhidas e encorajadas a continuar”, afirma.
As cartas ficarão expostas no Campus Blumenau e, no final do projeto, serão transformadas em um e-book. Algumas também podem ser lidas clicando aqui. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o projeto pelo Whatsapp.
>>> Para enviar a sua carta, clique aqui.
Daiana Martini/Serviço de Comunicação UFSC Blumenau