Programa de Formação Continuada da UFSC recebe proposições de atividades

01/02/2024 10:26

O Programa de Formação Continuada da Universidade Federal de Santa Catarina (PROFOR/UFSC), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd/UFSC), publicou o edital de abertura de inscrições de propostas de atividades formativas e de desenvolvimento a servidores(as) docentes e técnico-administrativos(as), para o ano letivo de 2024. As inscrições devem ser feitas a partir desta sexta-feira, 02 de fevereiro, até 1º de março. O resultado final da seleção será divulgado no dia 15 de março. O edital está disponível aqui.

Podem participar do processo seletivo docentes e técnico-administrativos(as) da UFSC que apresentem propostas de atividades formativas e de desenvolvimento nas seguintes áreas:

• Promoção de aperfeiçoamento de habilidades em didática para docentes.
  • Fomento, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais no Ensino Superior ou no Ensino Básico.
  • Desenvolvimento de habilidades relacionadas às novas tecnologias e ferramentas educacionais.
  • Reflexões sobre adequação das práticas pedagógicas e metodologias das mais diversas áreas de formação
  • Planejamento e avaliação educacional
  • Softwares e legislações sobre a Gestão da Informação e do Conhecimento
  • Promoção de ações para a interculturalidade entre a comunidade acadêmica, incluindo questões relacionadas à imigração, refúgio ou internacionalização.
  • Ações pedagógicas e práticas educacionais que favoreçam inclusão e acolhimento aos discentes, incluindo aqueles(as) das ações afirmativas.
  • Ações pedagógicas para a promoção de saúde mental entre a comunidade acadêmica e manejo de crises entre discentes
  • Reflexões e elaboração de relatórios sobre permanência estudantil e combate à evasão, planejamento estratégico e de governança.
  • Debates sobre a implementação e as implicações acadêmicas e pedagógicas da curricularização da extensão.
  • Processos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
  • Promoção de acompanhamento das trajetórias estudantis.
  • Acessibilidade educacional e neurodiversidades.
  • Trabalho docente e práticas pedagógicas da contemporaneidade.
  • Atividades que envolvam alimentação, respiração, uso da voz, cuidados posturais e socioemocionais para docentes.
  • Fundamentos da Educação.
  • Gestão de projetos e equipes de pesquisa.
  • Conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS ou sobre Braile.
  • Acolhimento e integração institucional para novos(as) docentes.
  • Legislação da carreira docente e plano de carreira docente.
  • Questões de gênero e diversidades no ambiente acadêmico e nos currículos e práticas pedagógicas.
  • Debates sobre o papel da universidade pública no contexto brasileiro, função social da universidade.
  • Reflexões sobre política antirracista, racismo institucional, educação antirracista, branquitude crítica, relações étnico-raciais, ações afirmativas, xenofobia, assédio, capacitismo, e outras formas de discriminação no ambiente acadêmico e nos currículos.
  • Sistemas UFSC.
  • Reflexões, noções conceituais e aplicabilidade referentes à estruturação e reestruturação de Projetos Pedagógicos de cursos e currículos.
  • Funções administrativas e de gestão universitária na UFSC: Coordenação de Curso, Coordenação de Pesquisa, Coordenação de Ensino, Chefia de Departamento, entre outros
  • Políticas de formação de professores(as).
  • Progressão funcional e gestão do tempo.
  • Metodologias de pesquisa científica.
  • Divulgação e publicações científicas.
  • Plataforma Lattes e Plataforma Sucupira.
  • Filosofia da educação, pedagogias críticas de ensino-aprendizagem e Base Nacional Comum Curricular.
  • Legislação educacional.
  • Metodologias de ensino e pesquisa nas diversas áreas do saber.
  • Planos de ensino e sua implementação.
  • Gestão de mídias digitais para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Ética nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, Conselho de Ética e Plataforma Brasil.
  • Conhecimento da estrutura do Colégio de Aplicação.
  • Comunicação não violenta na docência.
  • Aspectos envolvidos na preceptoria de acadêmicos e residentes.
  • Cooperação internacional no campo da educação.
  • Programas de Desenvolvimento Sustentável e legislações relacionadas.

Mais informações no edital, pelo e-mail  ou telefone (48) 3721-8307.

Notícias da UFSC

Tags: formação continuadaProforPROGRAD